Entenda por que os cães se estressam e saiba como tratar isso

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), aproximadamente 90% das pessoas do mundo sofrem com as diversas formas que o estresse se apresenta. Este número expressivo é um reflexo da correria do dia a dia. Muito trabalho, problemas financeiros, problemas pessoais e outras dificuldades que se acumulam e deixam os indivíduos estressados. Toda esta agitação também interfere na vida dos cachorros, provocando a irritabilidade deles.

Provavelmente, o tutor já presenciou os sinais de estresse no cachorro, mas deve ter relevado acreditando que fossem características comuns de má conduta ou de atitudes movidas pela ansiedade.

Na verdade, poucos são os tutores que sabem reconhecer os sintomas do estresse no peludo, as causas desta condição e quais as possíveis consequências desta situação na vida do peludo. Entender todos estes pontos é uma maneira de evitar o estresse do pet e proporcionar uma vida mais digna e feliz para ele.

Causas do estresse nos cães

O estresse canino também pode estar relacionado a mudanças na rotina

Os cães acabam apresentando os mesmos problemas que seus responsáveis (Foto: depositphotos)

Os animais sentem a rotina dos tutores, por isso acabam apresentando os mesmos problemas que seus responsáveis. O estresse, por exemplo, atinge os peludos com facilidade, pois eles são mais sensíveis. Porém, as causas que levam os cães ao estresse, apesar de terem ligação com o tutor em boa parte, não são iguais as justificativas dos seres humanos.

Assim, pode-se dizer que os cães se estressam devido a ausência do tutor, por não passearem ou interagirem com as pessoas da casa, falta de lazer, falta de exercício ou, o contrário, muito exercício.

O estresse canino também pode estar relacionado a mudanças na rotina ou na chegada de um novo membro em casa, seja um bebê ou um outro animal de estimação. Barulhos, ruídos e fogos de artifício também são causas da irritabilidade do pet.