É isso que você precisa fazer para ter em casa um cão tranquilo

Ter um cachorrinho calmo nem sempre é fácil. Principalmente para as pessoas que moram em apartamento ou em casas menores e precisam manter o pet dentro de quatro paredes. Outro fator que estressa muito o cãozinho é ficar só, especialmente quando os seus tutores passam muito tempo fora de casa.

Um cachorro agitado não é bom para ninguém, sobretudo porque eles acabam destruindo alguns objetos de dentro de casa e desenvolvendo outros tipos de comportamento inconvenientes.

Portanto, se você quer que seu cachorrinho fique tranquilo, veja o que você precisa fazer:

Como ter um cachorro tranquilo em casa

Não estimule o agito

Se o seu cachorro faz a maior bagunça na sua casa, não estimule esse comportamento. Se você demostra alegria nas horas em que ele está destruindo o seu móvel, é sinal de aprovação para ele. Isso só vai estimulá-lo a ficar cada dia mais impossível.

Seguindo essas quatro dicas será possível ter em casa um cão tranquilo

O petisco é uma recompensa para o cão, só o dê nos momentos certos (Foto: depositphotos)

Dê petisco na hora certa

O petisco pode ser visto como uma recompensa pelos cachorros. Na prática, isso significa que se você der comida ao seu cachorro quando ele estiver em seu momento de inquietude, ele vai entender como um incentivo e não vai mudar de comportamento.

Veja tambémEntenda por que os cães se estressam e saiba como tratar isso

O recomendado por especialistas é que você utilize os momentos nos quais eles estejam bem calmos, tranquilos para presenteá-lo com petiscos. Desta forma, eles vão se sentir incentivados a manterem-se quietinhos.

Ignore-o

Quem se derrete toda vez que chega em casa e o seu cachorro voa literalmente em cima de você? Receber esse carinho é gostoso, mas não se você quiser ensiná-lo a ser mais contido.

A dica é que você ignore o seu bichinho quando ele fizer aquela festa ao te ver. Se ao invés disso, você também fizer uma festa ao reencontrá-lo, ele vai entender que essa atitude é positiva e vai repeti-la sempre.

Isso não quer dizer que você não deva dar atenção a ele, mas deixe para fazer isso quando passar aquela euforia inicial do reencontro. No momento em que seu bicho estiver tranquilo, é a hora de você abordá-lo e enchê-lo de carinho.

Veja também: Conheça os efeitos nocivos da punição agressiva

Dê comida nas horas certas

Dá comida nas horas certas vai ajudar a deixar os cachorros menos ansiosos, pois eles acabarão se habituando a comer nas horas certas. Um dos fatores que mais deixam os cães estressados é a incerteza de ter uma alimentação garantida.

Sobre o autor

Avatar
Jornalista formada pela Universidade Federal da Paraíba com especialização em Comunicação Empresarial. Passagens pelas redações da BandNews e BandSports, TV Jornal e assessoria de imprensa de órgãos públicos.