Dicas para fazer seu cão dormir tranquilo toda a noite

Ter uma boa noite de sono não é algo essencial apenas para os humanos; os cachorros também precisam dessas horinhas de descanso. Mas muitas coisas podem acabar interrompendo esse repouso. Descubra como proporcionar uma tranquila soneca para o seu cão.

Quanto tempo o cachorro deve dormir?

O ideal é que o cão durma aproximadamente 8 horas por dia. Se isso não acontecer ou ocorrer de forma interrompida, o cachorro pode ficar irritado, nervoso e agitado e pode vir a ocasionar problemas na qualidade de vida dele. (Bem parecido com o humano, não é mesmo?!)

O que atrapalha o sono de um cão?

Alguns agentes externos podem atrapalhar o sono canino, como ruídos, fogos de artifícios ou tempestades. Mas fique atento para a saúde do seu cão, pois a perturbação na hora de dormir pode significar doenças cardíacas ou respiratórios, artrose, tosse, estresse, ansiedade, encefalite, problemas na coluna vertebral, entre outros. Até mesmo fatores naturais como o cio podem ser uma dificuldade um empecilho.

Mas se o seu cão estiver saudável e, mesmo assim, não dorme bem, o tutor pode realizar alguns procedimentos para evitar que ele se perturbe na hora do sono.

Dicas para fazer seu cão dormir tranquilo toda a noite

Dicas para proporcionar uma boa noite de sono canino

Evite alterar a rotina do cão. O relógio biológico canino funciona muito bem. Ele se adapta muito rápido às horas das refeições, passeios, brincadeiras e, consequentemente, o momento de dormir. Tente não modificar esses horários.

Faça pelo menos 30 minutos de exercício físico com o seu cão. Até mesmo uma simples caminhada no quarteirão já serve. Além de ajudar na saúde canina em diversos aspectos, também o ajudará a ter uma boa noite de sono.

Quando estiver perto da hora de dormir, evite dar um jantar muito pesado ao seu cão e tente se certificar que ele não irá dormir imediatamente após ingerir a refeição. Isso não é saudável nem mesmo para os humanos.

Providencie um lugar confortável para o seu cão dormir. Longe do frio, claridade e, principalmente, de barulhos externos, como simples buzinas.

Se o seu cão é filhote, uma importante dica é dar algum tipo de pelúcia aquecido para ele se manter mais calmo e se sentir menos sozinho, principalmente se é o primeiro dia dele na casa.

Formada em Jornalismo pela Unicap, pós-graduada em Comunicação Empresarial e Mídias Digitais pela Devry, fez intercâmbio na ETC School, em Bournemouth (UK) e tem experiência nas áreas de assessoria de comunicação, produção de vídeo e foto e redação.