Dicas para deixar seu cachorro sozinho em casa

Muitos cachorros sofrem de Síndrome de Ansiedade de Separação, que faz com que eles fiquem muito nervosos, agitados e com comportamentos inadequados quando por algum motivo são deixados sozinhos em casa – podem até chegar a desenvolver depressão! Veja algumas dicas para saber como preparar melhor seu cão para esse momento:

Nada de despedidas!

Quando você vai passar muito tempo fora (o dia inteiro ou várias horas), não diga tchau, dê beijinhos nem tenha nenhum comportamento de despedida, isso indicará ao cão que tem algo errado que está ocasionando a separação de vocês. Ele irá sofrer, chorar e pode até se automutilar. Por esse motivo, o melhor é você simplesmente virar as costas e sair, sem olhar para trás nem nada, como se fosse uma coisa normal você sair, assim ele se acostumará mais rápido.

Dicas para deixar seu cachorro sozinho em casa

Nada de “festinhas” quando voltar!

Assim que chegar em casa evite fazer uma festinha quando o vir. Não passe a mão, fale fino ou faça carinho imediatamente, pois dessa forma ele ficará o dia inteiro esperando você voltar, isso gera muita ansiedade no cão. Ao contrário, você deve apenas entrar como se não tivesse passado muito tempo fora, aja normalmente, troque de roupa, vá ao banheiro, guarde suas coisas, apenas depois de algum tempo vá falar com o cão e dar carinho a ele. Isso é bastante tentador, mas acredite, você estará fazendo o melhor para seu amigo.

Deixe brinquedos para passar o tempo

Uma coisa que ajuda muito os cães a aliviar o estresse e a ansiedade é brinquedos – principalmente de morder, como bolinhas. É interessante também deixar esses brinquedos sempre guardados, e só os dar a ele quando você for sair, pois se os brinquedos estão à disposição dele todo o tempo, então não o deixarão interessado.

Deixe uma camisa sua

O seu cheiro vai ajudar o cão a não sentir muito a sua falta, por isso vale deixar uma camisa, meia ou alguma peça de roupa com seu cheiro junto dele. Dê preferência a uma peça velha, pois ele pode rasga-la.

Cuidado com objetos pequenos

Se o seu cão engolir ou se engasgar com algo, você não estará perto para socorrê-lo, por isso deve tomar bastante cuidado com brinquedos com partes que soltam, ossos, pelúcias, etc. Tire também do alcance dele todos os fios e objetos quebráveis da sala, desligue os equipamentos eletrônicos da tomada, pois ele pode mastigar. Deixe a porta do banheiro fechada.

Cuidado em dobro com os filhotes

Se o cão for um filhote e ainda não estiver habituado com a casa, é com você deixa-lo em apenas um cômodo da casa, juntamente com sua água, comida e jornal para as necessidades. Isso vai evitar o estresse.