Descubra o que fazer quando o seu cão não quer dormir

A importância de uma boa noite de sono se estende também aos nossos animais de estimação. Dormir durante toda a noite será benéfico para o animal, que ficará mais calmo e relaxado.

O seu cãozinho custa a dormir? Não são poucos os cachorros que apresentam dificuldades para dormir à noite, mas os tutores podem ajudar no problema, estabelecendo uma rotina e um ambiente favorável para o animal de estimação.

O que fazer para o cachorro dormir?

É fundamental que o tutor conheça os hábitos e observe os comportamentos de seu animal de estimação. É importante que o cão seja acostumado a dormir desde filhote e que ele tenha horários bem definidos, com alimentações nos momentos adequados e prática de exercícios.

Descubra o que fazer quando o seu cão não quer dormir

Foto: depositphotos

O filhote normalmente não dorme nas primeiras semanas, pois se sente desorientado e inseguro. Tenha paciência e lembre-se que ele foi separado de sua mãe e de seus irmãos, além de agora viver em um ambiente diferente.

Confira a seguir algumas dicas para fazer o seu cão (filhote ou adulto) dormir tranquilamente a noite inteira.

Observe o seu cachorro

Primeiramente, é necessário observar o seu animal de estimação por uma semana. Preste atenção aos seus hábitos alimentares, sono e exercícios. Uma boa dica é anotar os horários de cada atividade e observar qual é o comportamento antes de ir dormir.

Providencia um bom ambiente de sono

Crie um ambiente agradável e propício para o descanso do seu cachorro, com a utilização de uma casinha ou cama de cachorro. Coloque alguns cobertores para garantir que ele não passará frio durante a noite.

Nas primeiras semanas, você ainda pode colocar junto à caminha um relógio de ponteiros, que emite um som compassado ou o rádio baixinho para ajudar no sono do filhote.

Defina horários

Estabeleça horários de alimentação no decorrer do dia, sendo que o último deve ser de 3 a 4 horas antes da hora de dormir. Alimentar o seu pet antes de dormir lhe dará energia e é muito provável que ele queira brincar, e não dormir.

Lembre-se que os animais ficam ansiosos se a sua rotina for interrompida, por isto, tente determinada uma hora de dormir para você e seu cão.

Faça exercícios com o cachorro

Se o cão não estiver se exercitando durante o dia, ele poderá ficar agitado à noite e não conseguir dormir. Recomenda-se reservar pelo menos 40 minutos de exercícios diários com o seu animal de estimação, que podem ser caminhadas, corridas e brincadeiras em geral.

O tempo de exercícios deve ser ajustado conforme a raça, idade e disposição física do animal.

Formada em Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa e suas Literaturas) pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), com certificado DELE (Diploma de Español como Lengua Extranjera), outorgado pelo Instituto Cervantes. Produz conteúdo web, abrangendo diversos temas, e realiza trabalhos de tradução e versão em Português-Espanhol.