Conheça os efeitos nocivos da punição agressiva

É normal querer reprimir as atitudes do cachorro com punições e castigos. Mas saiba que essa atitude nem sempre funciona da forma que se espera. Isso pode acabar saindo como um tiro pela culatra e acabar estimulando ainda mais o mau comportamento do canino.

Toda vez que o tutor parar o que estiver fazendo para recriminar o animal, seja dando bronca ou pondo-o de castigo, isso acaba sendo uma forma do cão receber atenção, ainda que negativa. Os cachorros associam as coisas muito rapidamente e são muito sociais; eles suplicam atenção.

Irão perceber que sempre que fazem determinada coisa ganham uns segundinhos dos olhares do tutor só para ele. A punição terá o efeito contrário e o cão acabará repetindo ainda mais tal ato.

Riscos da punição severa

Se você punir seu animal de forma muito severa e bruta, existe a possibilidade dele atacar alguém que estiver próximo. Alguns cães levam bronca sempre que latem para visitas, por exemplo. Mas dependendo da forma como isso acontece, pode estimular que ele fique perigoso e imprevisível.

Um dos efeitos nocivos da punição agressiva em cães é ver o tutor como ameaça

É importante saber como reprimir comportamentos inadequados (Foto: depositphotos)

Por exemplo, se ele late sempre que alguém chega e, por isso, recebe reclamação, pode chegar ao ponto dele, simplesmente, parar de rosnar e partir logo para o ataque, sem nenhum aviso prévio.

O ato de rosnar serve como um aviso de que o cão está incomodado com algo. Não faz sentido puni-lo apenas por ele estar avisando. A maneira correta de lidar com essa situação é enfrentando a maneira como o cão se sente em relação à outra pessoa ou animal o qual o perturba. Castigá-lo não é a melhor maneira de fazer isso.