Como evitar que o cachorro puxe a coleira?

É muito comum encontrarmos donos de cães que se queixam ou deixam de passear com seus cães por eles puxarem demais a coleira durante o passeio. O ideal é que você ensine o seu cão desde o começo, pois isso é mais fácil do que corrigi-lo, mas fique calmo: tem solução.

O burro e a cenoura

Ok, o nome parece meio ofensivo e até mesmo misterioso, mas garantimos. Isso pode funcionar. O método consiste em caminhar segurando um petisco com uma mão em frente ao nariz do cão. De vez em quando, garanta que seu pet receba a recompensa por andar sempre ao seu lado, por mais que ele esteja fazendo isso somente por causa dos petiscos, ok?

Como evitar que o cachorro puxe a coleira?

A coleira solta

Para o treinamento, você vai precisar de uma coleira presa com um comprimento em torno de 1,8 metros.

1° passo: coloque a coleira em seu cão e fique parado, deixando coleira para que ele ande aproximadamente um metro para longe de você. Cada vez que ele deixar a coleira solta, dê uma recompensa.

2° passo: quando a coleira solta tornar-se comum, experimente começar a andar. Inicie a caminhada com o comando “Vamos” e dê apenas alguns passos. Se ele puxar, pare de andar até que a coleira fique solta novamente. Se mesmo assim ele continuar puxando, comece a andar para o lado contrário, de forma a fazê-lo perceber que ao puxar, ao invés de conhecer coisas novas, está perdendo de andar com você.

3° passo: não puxe a coleira. Esse é um procedimento natural entre os donos, mas que não deve ser feito. Use tom firme e se o cão for muito forte, mantenha a mão com a coleira no bolso para conseguir mais firmeza.

Atenção!

Os métodos não devem ser usados em cães que ficaram confinados por muitas horas, pois estes precisam gastar as energias, já que não puderam fazer isso. Se você quiser ainda assim fazer o método com ele, procure brincar com o seu cão antes de leva-lo para passear. Somente o leve quando ele estiver mais tranquilo, mas não o deixe muito cansado.

A coleira ideal

Alguns cães podem exigir um procedimento ainda mais simples do que estes que citamos anteriormente: a troca da coleira. Experimente usar as coleiras que envolvem o corpo todo do cachorro, pois dessa forma ele ficará mais seguro e não sofrerá com a caminhada. Essa coleira ainda ajudará a controlar a direção e a velocidade do cão.