Como economizar na criação do seu animal de estimação sem comprometer o bem-estar dele

Que o cachorro é o melhor amigo do homem, isso todo mundo já sabe. Mas, o que poucos conhecem é a realidade dos domicílios brasileiros levando em consideração os cuidados com os cães.

De acordo com a última Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), produzida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2013, 44,3% dos lares possui ao menos um cachorro. Ainda segundo o órgão, há 52,2 milhões de cachorros nas casas dos tutores brasileiros.

Estes dados colocam o Brasil na segunda posição com relação a maior população de cachorros do mundo. Mas, você tem ideia de quanto custa cuidar de um cãozinho? Segundo dados colhidos pela Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), um tutor gasta, em média, R$ 216,50 com um animal pequeno e R$ 411,32 com um animal grande. E no geral, os gatos são mais econômicos.

Os números, a princípio, podem assustar, mas a verdade é que não é preciso muito luxo para que o tutor gaste efetivamente estes valores com o animalzinho.

Entre os gastos principais estão: ração, veterinário, vermífugos, vacinas, banhos etc. Portanto, quem deseja oferecer boas condições de vida para o cachorro e mesmo assim economizar, saiba que essa matemática é possível, caso siga algumas dicas de organização de gastos.

Dicas para economizar na criação do pet

Para ter controle dos custos destinados ao animal anote tudo

Passe a preparar você mesmo as comidinhas para o cachorro (Foto: depositphotos)

1. Anote todos os gastos

Assim como o orçamento dos gastos de casa são organizados, é necessário também anotar os gastos com o cachorro. Portanto, coloque na ponta do lápis todas as despesas com relação a banho, alimentação, brinquedinhos, consultas, tosa, vacinas, passeadores etc. Desta forma é possível ter um controle dos custos destinados ao animal.

2. Compare os preços

Com os gastos organizados, é possível procurar o melhor lugar para fazer as compras. É claro que nem todo mundo tem a disponibilidade de visitar clínicas ou casas de ração para comparar os preços e foi por isso mesmo que foram desenvolvidos aplicativos para facilitar a vida do tutor que deseja economizar.

Um exemplo disso é o Pet Booking, que conecta tutores e prestadores de serviços para pets.