Como desenvolver o controle comportamental do cão

Ensinar o seu cachorro a se autocontrolar não é um tipo de adestramento, mas irá ajudar a se livrar de certos comportamentos indesejados, impedindo que ele repita sempre o ato.

Muitos cachorros costumam ficar descontrolados e agitados quando desconhecidos chegam à sua casa. O animal não precisa ser adestrado para que constrangimentos com as visitas sejam evitados, basta apenas ensinar a ele como ele deve se comportar.

Punir, castigar, brigar e reprimir o cão não é a melhor maneira de fazê-lo aprender algo. Reforçar assiduamente o comportamento adequado é o jeito correto de ensinar coisas ao seu cão, que só fazem algo quando percebem que funciona. Se ele consegue chamar atenção do dono (ainda que seja para levar bronca) toda vez que se age de tal maneira, ele sempre irá repeti-la.

Como controlar o temperamento do cão

Sempre que o cão se comportar bem ofereça recompensas e bata palmas

Você não precisa adestrar o cão para ele ser bem comportado (Foto: depositphotos)

-Existem diversas maneiras do tutor tentar controlar o cachorro. A infalível é sempre buscar a prevenção, que ajuda a impedir um comportamento problemático. Para isso, procure manter sempre uma coleira em seu cão quando você o chama e não solte a guia em lugares públicos.

-Se seu cachorro fica muito agitado e agressivo quando está em contato com outros animais, evite esse tipo de estresse no seu cão.

-Alguns cachorros, sempre que têm oportunidade, acabam fugindo de casa. Restrinja esse acesso dele.

-Se o cão costuma morder o carteiro, não o amarre do lado de fora, para que esse estresse também seja evitado.

-Ensinar o seu cachorro a se autocontrolar e prevenir que ele tenha maiores estresses não é o remédio para todos os problemas, mas isso ajuda a parar de reforçar comportamentos inadequados no seu cachorro.

-Fazer uma festa quando o seu cachorro acerta funciona muito mais do que reprimi-lo e castigá-lo sempre que ele erra. Ofereça recompensas, bata palmas e brinque todas as vezes que ele se comportar bem.

Aprenda como ensinar seu cachorro a ficar comportado

Formada em Jornalismo pela Unicap, pós-graduada em Comunicação Empresarial e Mídias Digitais pela Devry, fez intercâmbio na ETC School, em Bournemouth (UK) e tem experiência nas áreas de assessoria de comunicação, produção de vídeo e foto e redação.