,

Chow-chow: 15 verdades sobre personalidade e comportamento

O filhote de chow-chow tem personalidade e comportamento bem diferenciados dos demais cães. Além disso, possui uma aparência peculiar com a língua azulada e uma juba. Inclusive, devido a pelagem exacerbada, a raça é caracterizada como leão ou panda.

Mas quando o assunto é temperamento, a raça se assemelha mais ao rei da selva. Isso porque, o chow chow é reservado e independente. Porém, também pode ser considerado um cachorro leal e tranquilo. 

Portanto, se você deseja saber mais sobre personalidade e comportamento do chow chow, confira esse artigo. Através de pesquisas em sites de classificação de raças e livros de especialistas, o Clube para Cachorros traz 15 verdades temperamentais sobre esse pet.

Além desses conteúdos, você fica por dentro também de outras informações a respeito de preço, cuidados e possíveis cores desse animal. Muitos interessados no chow-chow acham que ele pode ser branco, preto ou azul, então vamos saber se isso é verdade. Quer saber mais? Então confira nosso artigo completo a seguir.

Chow-chow: personalidade e comportamento

O comportamento e temperamento do Chow Chow se assemelha ao de um leão

As marcas registradas desse pet são a língua azul e a juba farta (Foto: depositphotos)

  • Reservado
  • Leal
  • Digno
  • Tranquilo
  • Independente
  • Sério
  • Adaptável
  • Bom guardião
  • Pouco sociável
  • Ativo
  • Alerta
  • Pouco brincalhão
  • Corajoso
  • Calmo
  • Temperamental

Reservado

Essa raça é do tipo que fica quieta no canto dela, até mesmo com as pessoas da casa. Isso significa dizer que o cachorro é reservado e costuma não interagir com frequência.

Leal

Mesmo sendo um cachorro reservado, o chow chow é leal aos seus donos. De acordo com a American Kennel Club (AKC), a fidelidade aos entes queridos é uma característica natural dessa raça.

Digno

Ainda segundo informações da AKC, essa raça é digna. Isso significa dizer que esse animal possui classe e um comportamento aristocrata, uma postura um tanto quanto nobre.

Veja também: Chow chow – Saiba tudo sobre esta raça

Tranquilo

Por ser reservado, é um cachorro tranquilo também. Contudo, para que o animal apresente esse tipo de comportamento é importante que suas necessidades físicas sejam supridas.

Independente

De acordo com o autor do livro “Cães” da Zahar Editora, o PhD em medicina veterinária Bruce Fogle, esse cão é extremamente independente. Por essa razão, se torna teimoso e difícil de treinar. Nesse sentido, os especialistas recomendam adestrar esse cachorro desde filhote.

Sério

Também é considerado um cachorro sério, pois não costuma gostar de brincar. Como é reservado e sério, se mantem distante na maioria das vezes.

Adaptável

Geralmente, vive melhor em ambientes com muito espaço. Mas também é considerado um cachorro adaptável, podendo se dar bem em casas um pouco menores. Inclusive, pode viver bem em um apartamento, contando que o tutor ofereça exercícios físicos diários.

Bom guardião

Ainda é um cão que serve como guarda, uma vez que tem um instinto protetor aguçado. Portanto, vai defender tanto o território onde vive como também os próprios tutores.

Pouco sociável

Não está incluso no grupo dos cães mais sociáveis. Nesse sentido, o cachorro dessa raça não se dá muito bem com outros animais de estimação. Para mudar esse tipo de comportamento, é recomendo adestrá-lo e incentivar a socialização desde filhote.

Ativo

Mesmo não sendo um cão especialmente atlético, o chow-chow é um cachorro ativo. Assim, é preciso oferecer exercícios diários para que a raça se sinta mais feliz. Uma recomendação é treiná-lo longe de outros animais, evitando brigas.

Alerta

Além de ser um bom guarda, devido ao jeito protetor que ele age, a raça também vive em alerta. E isso contribui para o bom desempenho do cão em defender o território.

Pouco brincalhão

Quando se decide ter um cão desses em casa é preciso conversar com toda a família sobre como esse cão se comporta, principalmente se tratando de crianças. Isso porque o chow chow não é muito paciente para brincadeiras.

Corajoso

O jeito corajoso dessa raça contribui para que ela seja considerada um bom cão de guarda. Por não ter medo de avançar, é uma boa escolha para quem quer um protetor nato.

Calmo

Um chow-chow calmo é um chow-chow bem treinado. Além disso, com boa alimentação, um bom espaço para se exercitar e com as necessidades físicas em dia.

Veja também: Saiba como cuidar corretamente de um cão chow chow

Temperamental

Caso contrário, pode se tornar um cachorro temperamental. Para evitar agressividade e tendência à mordida, é indicado adestrar o cão desde cedo. Se precisar de ajuda para isso, contrate um especialista em comportamento canino.

Outras informações e características importantes

A expectativa de vida de um chow chow varia entre 8 a 10 anos, segundo informações da American Kennel Club. Portanto, se você quer aumentar ainda mais essa estimativa, precisa ter cuidados específicos com essa raça.

Mas antes disso, é necessário estar atento a outras questões. Por exemplo: comprar ou adotar um cão dessa raça? Além disso, saber qual escolher diante da variedade de cores. Ou até mesmo informações não tão específicas, mas sim de curiosidades.

Quanto custa um chow chow?

Um filhote de chow chow pode custar entre R$ 1.500 a R$ 4 mil. O valor exato pode depender do tipo de vendedor, que pode ser um canil especializado ou um criador independente. No entanto, o comércio de cães nem sempre cumpre com as leis de proteção animal.

Infelizmente, muitos animais de raça sofrem maus tratos para procriarem e servirem como renda para pessoas. Por essa razão, se você não quer correr o risco de financiar maus tratos, certifique-se da índole do vendedor ou melhor, opte pela adoção.

Cores dessa raça

De acordo com a Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC), o chow chow pode ser preto unicolor, azul e branco. Também pode ser vermelho, fulvo e creme. Contudo, não há espaço para manchas.

A teimosia faz parte do comportamento do chow chow sendo indicado o adestramento

Apesar de lindo, esse cão é temperamental, podendo ser agressivo (Foto: depositphotos)

Por que a raça chow chow tem a língua azul?

Decorrente de acúmulo de melanina, o chow chow possui a língua azul ou roxa. Entretanto, apesar de ser uma característica física natural desse animal, ela também pode surgir em outras raças como o shar pei.

Apesar de exótica, e por isso muito requisitada, a língua azul pode dificultar exames que utilizam-se da observação da boca. Por exemplo, conferir situações de anemia, pressão baixa ou choque nesses animais.

Cuidados necessários com esse animal

Para a AKC, a raça pode sofrer com algumas doenças como entrópio palpebral, displasia de anca ou do cotovelo, alergias e problemas de tireoide. Nesses casos, é recomendado manter contato com o veterinário, para se caso descobrir a doença ela ser tratada imediatamente.

Mas além dos cuidados com a saúde, é preciso ter também atenção com a socialização desse animal. Desde filhote, incentive o contato com as pessoas e com outros animais de estimação. Dessa forma, o pet tende a ser um adulto mais equilibrado e sociável.

Veja também: 15 cães chow-chow que esbanjam fofura no Instagram

Também é importante ter um cuidado específico com a pelagem dessa raça. Por ser um animal com muitos pelos, precisa de escovação diária para evitar nós.

Como se escreve chow chow?

Escrever o nome dessa raça pode ser com ou sem hífen. Alguns especialistas usam o chow-chow, como Bruce Fogle. No entanto, outros também escrevem apenas chow chow, a exemplo da AKC e da CBKC. No entanto, algumas pessoas escrevem “show show”, o que está errado.

Chow-chow: ter ou não ter um cão dessa raça?

Depois de saber sobre personalidade e comportamento do chow-chow, você pode decidir se vai ser bom ter um cão desse em casa. Para avaliar isso, lembre-se de levar em consideração características como reservado, leal, independente e tranquilo.

Sobre o autor

Avatar
Jornalista (MTB-PE: 6750), formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, pela UniFavip-DeVry, escreve artigos para os mais diversos veículos. Produz um conteúdo original, é atualizada com as noções de SEO e tem versatilidade na produção dos textos.