Cães sentem ciúmes?

Você já passou por alguma situação em que achou que seu cão sentiu ciúmes? É comum, por exemplo, eles ficarem hostis – e às vezes até agressivos – quando nós estamos próximos de pessoas desconhecidas ou de outros cães. Mais ainda quando nós estamos dando atenção e carinho a essas outras pessoas e outros cães. Alguns latem, rosnam, mostram os dentes, choram, interrompem constantemente pedindo por atenção, e às vezes até atacam.

Pesquisa diz que sim, cães sentem ciúmes

Uma pesquisa feita pelo departamento de psicologia da Universidade da Califórnia, em San Diego, Estados Unidos, comprovou que os cães possuem sim ciúmes – esse sentimento que até então era considerado uma emoção complexa e presente apenas nos seres humanos. Hoje existe um novo olhar para o fenômeno no ciúme, que é visto como um sentimento elementar de proteger nossas relações afetivas, como um instinto.

Cães sentem ciúmes?

Como foi feita a pesquisa?

Foram selecionados 36 cães e seus donos, onde foi aplicado um teste que mede o ciúme em bebês de apenas seis meses de vida. Eram dados três objetos: um livro, uma abóbora de Halloween, e um cachorro de pelúcia (que inclusive latia e abanava o rabo). Era solicitado que o dono ignorasse o cachorro e interagisse de forma afetiva com um objeto de cada vez. Foi percebido que os cachorros tendem a demonstrar muito mais ciúmes quando o dono dava atenção ao cachorro de pelúcia do que aos demais objetos.

Implicações da pesquisa

Dentro da psicologia o ciúme é considerado uma emoção complexa – ou seja, não tem ligação com os instintos e está presente apenas no ser humano, exclusivo para relações românticas e sexuais e construído socialmente pela humanidade. Porém, essa pesquisa desmente essa ideia, mostrando que os cachorros, talvez devido a sua proximidade com os humanos, acabaram desenvolvendo também este sentimento. Isso sugere que talvez o ciúme não seja uma emoção complexa, mas sim uma emoção básica ligada a um instinto de preservar as relações afetivas.

Como evitar o ciúme do seu cachorro?

Tente passar segurança emocional para o seu cachorro, demonstrar que ele não vai te perder para a outra pessoa ou animal que disputa a sua atenção. Se o seu cão costuma latir muito ou avançar em cima do oponente, são necessárias algumas sessões de adestramento para acabar com esse mal hábito. Procure mostrar ao seu cachorro que você é o líder e ele precisa te obedecer e se comportar, mostre a ele, a partir de sua postura, que você que é o dono dele, e não ele que é seu dono.