Cachorros sabem diferenciar se o sorriso é de raiva ou de alegria

Os cães são bem mais inteligentes do que os seus tutores imaginam. De acordo com alguns estudos feitos nesses dois últimos anos, os cachorros conseguem diferenciar expressões humanas, como a alegria e a tristeza.

Essa capacidade de reconhecimento de emoções entre espécies diferentes parecia ser algo exclusivo dos humanos. Todavia, as pesquisas comprovam que os cães também possuem essa habilidade.

A justificativa para esses resultados ainda não está clara, mas para muitos cientistas há indícios que podem ser apontados como possíveis explicações.

Por exemplo, os animais se adaptaram muito rapidamente ao ambiente humano e com isso desenvolveram habilidades de prestar atenção e entender a comunicação dos seus tutores, sem precisar de falas. Duas pesquisas foram desenvolvidas nesse sentido, uma na Áustria e outra no Brasil.

Os cachorros conseguem perceber e diferenciar sorriso e expressão de alegria e raiva

Segundo estudos, cães conseguem diferenciar expressões faciais de humanos (Foto: depositphotos)

Estudo defende que cães reconhecem expressões de alegria e raiva

Utilizando o experimento em cães como o border collie, pastor alemão e golden retriever, os pesquisadores da Universidade de Veterinária de Viena descobriram que eles conseguiam reconhecer as expressões de alegria e raiva de seus tutores.

O interessante é que os animais conseguiam perceber com mais facilidade quando se concentravam mais na metade esquerda do rosto de seus donos.