Cachorro com medo de colocar a coleira. O que fazer?

Muitos cães já se sentem bastante animados só de ver a coleira, porque sabem que isto significa passeio. No entanto, muitos cachorros sentem medo do acessório e o momento de lazer e diversão pode acabar virando dor de cabeça. Mas por que isto acontece?

O medo de colocar a coleira

O medo da coleira pode surgir desde cedo, principalmente quando os tutores cometem o erro de apresentar o acessório ao seu animal de estimação logo no primeiro dia de passeio na rua, que normalmente ocorre logo após o término do esquema de vacinação.

A situação é muito nova para o cão: ele será apresentado não apenas ao movimento de pessoas, ruídos e automóveis, mas também se verá preso a um guia que limita a sua movimentação e uma coleira em seu pescoço que o prende. É bastante compreensível que o animalzinho fique assustado com tanta novidade, não é? Então ele fica tentando se libertar da coleira, enquanto o dono o puxa para outro lado e o passeio termina em dor de cabeça para os dois.

Por isto, apresentar a coleira e a guia no primeiro dia de passeio não é nem um pouco recomendado.

Cachorro com medo de colocar a coleira. O que fazer?

Dicas para acostumar o cão à coleira

O mais indicado é acostumar o cachorro ao uso da coleira desde filhote, antes dos quatro meses de idade. Mesmo que ele não possa sair para a rua, por ainda não ter recebido todas as doses de vacina, o tutor pode acostumar o pet fazendo pequenas simulações dentro de casa ou apartamento. Com esses treinos, o cãozinho vai se familiarizando com o acessório e, quando for a hora de passear na rua, ele já estará acostumado e os dois poderão aproveitar as caminhadas tranquilamente. O tutor também deve se lembrar da importância de comprar uma coleira adequada ao tamanho do cão e que o deixe confortável.

Para que o cachorro se acostume melhor, ele deve associar a coleira a coisas boas. Deixe que ele cheire o acessório à vontade e, antes de prendê-lo, ofereça alguns petiscos e guloseimas. Distraia o cão com um petisco e coloque a coleira em seu pescoço, delicadamente. Depois de colocar, continue brincando por alguns minutos.

As dicas também se aplicam para os cães que já possuem medo da coleira, para aqueles que puxam a guia e os animais mais velhos que estão acostumados a andar pela rua sem coleira. Primeiro, compre uma guia e uma coleira adequada ao tamanho do pet e acostume o uso do acessório dentro de casa.

O tutor também deve se lembrar de iniciar os passeios em ruas mais tranquilas do bairro e em horários em que não tenha muito movimento. O começo da manhã ou fim da tarde são os horários mais indicados, pois o sol não estará tão forte.