Cachorro ciumento: como lidar com esse comportamento?

Alguns cães não permitem que outras pessoas cheguem perto dos seus donos, o que os torna animais bastante agressivos. Muitas vezes, ter um cachorro ciumento é um problema que muitos donos não sabem como lidar.

Se o cachorro for ciumento e não passar por um adestramento adequado, o sentimento de posse aumentará e causará problemas até mesmo dentro da própria família. Mas, como o pet fica assim e o que pode ser feito para reverter este quadro?

De onde vem o ciúme do cão?

Cachorro ciumento: como lidar com esse comportamento?

Foto: Reprodução/ internet

Os cães são animais acostumados a viver em bando, assim como os seus ancestrais lobos. Desta maneira, eles necessitam de uma pessoa que seja a referência de autoridade dentro de casa. O problema começa quando o cachorro perde a figura de autoridade, e assim, o animal se torna dominante naquele ambiente, se comportando como um cachorro ciumento.

Existem outras situações que podem não ser necessariamente ciúme. Por exemplo, se um cachorro não está acostumado a ver o dono beijando ou abraçando alguém, ele vai estranhar o gesto e ficará desconfortável com a situação, tentando separar as pessoas envolvidas.

O cãozinho também pode estar querendo mais dedicação do dono e não gostar muito da ideia de uma pessoa estar recebendo atenção e não ele. Geralmente, este tipo de comportamento começa quando o cachorro é filhote e tenta entrar no meio de um casal que esteja abraçado, por exemplo. O ideal é educar o cão da maneira correta desde filhote: se ele exigir atenção, se colocando entre duas pessoas no sofá, por exemplo, retire-o e continue a agir normalmente. Isto evitará problemas futuros.

Como evitar que o cachorro se torne ciumento?

Para evitar problemas com ciúmes, o cachorro deve entender quem manda na casa desde o primeiro momento. É importante que o animal de estimação tenha um local para ficar quando estiver sozinho em casa, pois isto evitará que ele se ache o dono do território, o que desencadeará o comportamento ciumento no cãozinho.

Prestar atenção no comportamento do pet também é importante para identificar os primeiros sinais de ciúme e sentimento de posse. Assim será possível dar início ao treinamento para que o cachorro perceba que ele deve obedecer aos seus donos.

O que fazer com o meu cão ciumento?

Quando o cão é ciumento, ele está agindo como o líder da casa e este comportamento não é nada bom para nenhum dos membros da família.

Quando os limites não foram colocados desde o princípio e o cãozinho já tomou o papel de líder da casa, o dono deve usar técnicas de adestramento para restabelecer a ordem da casa. Com a ordem do lar restabelecida e o entendimento de quem é o líder do ambiente, o seu cãozinho deixará de ser ciumento.

Outra medida importante é não fazer o que o animal quer na hora que ele exige. Por exemplo, se você está conversando com alguém e ele faz de tudo para chamar a sua atenção e ganhar carinho, não dê a ele o que ele quer. Se o cão ciumento receber o que ele quer, ele entenderá que o comportamento dele é correto e sempre agirá assim, pois está sendo recompensado.

Formada em Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa e suas Literaturas) pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), com certificado DELE (Diploma de Español como Lengua Extranjera), outorgado pelo Instituto Cervantes. Produz conteúdo web, abrangendo diversos temas, e realiza trabalhos de tradução e versão em Português-Espanhol.