,

Boiadeiro australiano: 16 fatos sobre personalidade e comportamento

Há quem diga que esse cão é cauteloso, energético e muito leal. Confira tudo sobre essa raça

Desde filhote é possível perceber personalidade e comportamento do boiadeiro australiano. Mas antes de procurar um canil ou preço, é importante conhecer esse cãozinho. Por exemplo, há quem diga que ele é cauteloso, energético e leal. Obediente, protetor e corajoso são outras características dadas a essa raça.

Também chamado de australian cattle dog, essa raça tem nomes diferentes quando o assunto é a cor da pelagem. Os cães com o pelo azul são chamados de blue heeler. Já os que possuem o pelo castanho ou avermelhado recebem o nome de red heeler.

Apesar de todas essas nomenclaturas e diferenciações de pelagem, o boiadeiro australiano possui a mesma personalidade e comportamento. E saber sobre cada detalhe dessas características vão lhe ajudar a decidir em ter ou não essa raça em casa.

Além de conhecer o temperamento desse cão, você aproveita para ficar por dentro de outras informações. Por exemplo, será que o australian cattle dog vive bem em apartamento? Quais os cuidados essenciais com esse cão, principalmente na fase filhote? Essas e outras perguntas podem ser respondidas nesse artigo. Acompanhe!

Boiadeiro australiano personalidade e comportamento

Faz parte do comportamento do boiadeiro australiano ser desconfiado

Na imagem podemos ver o boiadeiro australiano do tipo blue heeler (Foto: depositphotos)

  • Cauteloso
  • Energético
  • Leal
  • Obediente
  • Protetor
  • Corajoso
  • Inteligente
  • Fiel
  • Alerta
  • Determinado
  • Resistente
  • Adaptável
  • Companheiro
  • Curioso
  • Devotado
  • Pouco sociável

Cauteloso

Australian cattle dog é cauteloso com pessoas que não fazem parte do seu convívio. Assim, por ser desconfiado com estranhos inclusive crianças, é preciso cuidado com o cão próximo as visitas.

Energético

O nível de energia do boiadeiro australiano é alto e isso reflete no comportamento agitado que a raça possui. Desta forma, é um cachorro que precisa de muito exercício. Para suprir essa necessidade, ofereça brincadeiras ou corridas diárias ao animal.

Leal

Geralmente, o cachorro dessa raça se afeiçoa rapidamente. Por essa razão, é caracterizado como um animal cheio de lealdade com os humanos que o cercam.

Obediente

Quando o assunto é obediência, o australian cattle dog se destaca. No entanto, precisa de um tutor que ofereça muito exercício físico e estímulo mental.

Protetor

Criado para pastorear ovelhas, o boiadeiro australiano tem o instinto protetor aguçado. Além de cuidar do próprio território, também vai agir com o intuito de proteger a família.

Corajoso

E para defender a família esse cachorro não vai medir esforços. Corajoso do jeito que é, pode enfrentar qualquer problema que surgir.

Inteligente

O australian cattle dog está entre as 10 raças mais inteligentes. Essa classificação leva em consideração um estudo feito pelo especialista em comportamento canino, Staney Coren.

Veja também: 10 raças de cães que vivem menos

Fiel

De tão fiel que esse cachorro é dificilmente vai se desgrudar do seu lado. Com o adestramento bem aplicado, mesmo sem guia o cão vai preferir acompanhar seus passos.

Alerta

Ser alerta é um consequência do seu passado trabalhador. Isso porque o boiadeiro australiano não poderia perder nenhuma ovelha de vista. Atualmente, essa característica ainda está presente no animal e o ajuda a ser um bom cão de guarda.

Determinado

A raça é determinada e conclui todas as suas atividades com êxito. Dar uma tarefa ao australian cattle dog é ter certeza que ela será cumprida. Trata-se de um animal firme, seguro e perseverante.

Resistente

Com um corpo musculoso, um comportamento ágil e um alto nível de energia, o resultado não poderia ser outro a não ser um cão resistente. Então, se você é sedentário e não pensa em mudar esse comportamento, talvez esse cão não seja ideal para você.

Adaptável

Com toda certeza esse cão vive bem em ambientes rurais, pois esse é o habitat natural de um cão pastoreiro. No entanto, trata-se de um cão adaptável e por isso pode viver em áreas urbanas contanto que seja em casas com grandes espaços abertos e que você se comprometa em exercitá-lo.

Companheiro

Desde a sua criação a raça convive constantemente com pessoas, por isso se tornou um companheiro inseparável da família.

Curioso

De acordo com a American Kennel Club (AKC), esse cãozinho é curioso. Por isso, vai tentar desvendar tudo o que for possível e o que estiver ao próprio alcance.

Devotado

Por ser um cão devotado, o adestramento se torna mais fácil. Sendo assim, saiba que esse cão vai querer sempre agradar o tutor.

Pouco sociável

Infelizmente, o cãozinho dessa raça não costuma se dar bem com outros cães. Por isso que a socialização desde a fase filhote é imprescindível.

Informações e características importantes

A expectativa de vida do boiadeiro australiano varia entre 12 a 16 anos, de acordo com a American Kennel Club. Por essa razão, diz-se que a raça vive muito e para transformar esses anos em bons momentos para o cão é preciso cuidar da saúde do animal.

Veja também: Conheça as principais raças e nomes de cães do Brasil

Como cuidar de um australian cattle dog?

Assim como outras raças, o boiadeiro australiano está predisposto a apresentar alguns problemas de saúde. Por exemplo, atrofia progressiva da retina (APR), surdez congênita e displasia da anca.

O boiadeiro australiano tem muita energia, necessitando de exercícios diários

Na imagem podemos ver o boiadeiro australiano do tipo red heeler (Foto: depositphotos)

Todos esses problemas podem ser resolvidos com o auxílio médico. Contudo, é preciso que você  descubra as doenças assim que elas iniciarem. Quanto mais cedo descobrir, mais chances ele terá de recuperação. Nesse sentido, é recomendado levar o animal para fazer check up pelo menos duas vezes por ano.

Boiadeiro australiano preço

Um filhote de boiadeiro australiano custa entre R$ 1 mil até R$ 3 mil. Os valores dependem do tipo de vendedor que pode ser um canil especializado ou um criador independente. De uma forma ou de outra, certifique-se do nível de responsabilidade dos vendedores. Se for o caso, opte pela adoção.

Blue heeler características

O blue heeler possui um pelo azul mosqueado. “A cor deve ser azul, azul mosqueado ou azul salpicado com ou sem outras marcas”, de acordo com a Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC).

Australian cattle dog filhote

Como todo filhote o australian cattle dog não possui um sistema imunológico completo. Por isso, precisa de vacinas polivalentes para evitar doenças virais sérias, como: cinomose, parvovirose, hepatite etc.

Além das vacinas, o filhoteprecisa de remédios contra vermes, pulgas e carrapatos. Tudo isso para que o cãozinho cresça saudável e com mais qualidade de vida.

Blue heeler adestramento

Como já visto, o boiadeiro australiano é inteligente e devotado. Por isso o adestramento não é difícil de ser aplicado com esse cão. No entanto, é recomendado que você aproveite a fase filhote para ensinar os truques e os bons modos ao cão, isso porque essa é a melhor época para aprender.

Boiadeiro australiano: ter ou não ter um cão dessa raça?

Agora que você já sabe sobre personalidade e comportamento do boiadeiro australiano, está na hora de decidir se esse cão combina com seu estilo de vida. Lembre sempre em consideração que ele é um cão cauteloso, energético, leal, obediente, protetor e corajoso.

Veja também: Descubra quais são as 12 raças de cachorros mais exóticas e raras

Também leve em consideração que apartamento não é o lugar ideal para o australian cattle dog. E independentemente do tipo, se red heeler ou blue heeler, esse cachorrinho precisa de muito exercício físico e estímulo mental.

Sobre o autor

Avatar
Jornalista (MTB-PE: 6750), formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, pela UniFavip-DeVry, escreve artigos para os mais diversos veículos. Produz um conteúdo original, é atualizada com as noções de SEO e tem versatilidade na produção dos textos.