,

Bichon frisé: 25 verdades sobre personalidade e comportamento

O bichon frisé é um cachorro resoluto, afetuoso e alegre. Além disso, o cão pode ser considerado brincalhão, gentil e sensível

Desde filhote o bichon frisé demonstra personalidade e comportamento encantadores. Mas com o passar do tempo, essas características podem ser perdidas ou aprimoradas. Tudo isso vai depender de como você cria esse animal.

Por exemplo, o bichon pode ser um cachorro resoluto, afetuoso e alegre. Além disso, o cão dessa raça pode ser considerado brincalhão, gentil e sensível. Essas e outras características podem estar presentes nesse cachorrinho.

Então, se você quer conhecer todos os detalhes sobre personalidade e comportamento do bichon frisé, você está no lugar certo. Para esclarecer como é criar um cachorro dessa raça, o Clube para Cachorros preparou esse artigo que traz 25 verdades a respeito desse pet.

Além disso, você também pode ficar por dentro de informações importantes, como: questões de saúde, cuidados com filhote e possíveis preços. Ainda nesse texto você descobre a diferença entre o bichon frisé e o poodle.

Bichon frisé: personalidade e comportamento

Faz parte da personalidade do bichon frise ser afetuoso e amoroso com os tutores

Além de ser fofo na aparência, esse dog é fofo no comportamento também (Foto: depositphotos)

  • Resoluto
  • Afetuoso
  • Alegre
  • Brincalhão
  • Gentil
  • Sensível
  • Carismático
  • Curioso
  • Ativo
  • Engraçado
  • Sociável
  • Destemido
  • Submisso
  • Inteligente
  • Companheiro
  • Receptivo
  • Expansivo
  • Amistoso
  • Não esportivo
  • Atento
  • Adaptável
  • Silencioso
  • Tranquilo
  • Feliz
  • Confiante

Veja também: Bichon frisé – Saiba tudo sobre esta raça

Resoluto

Quando a palavra resoluto é usada como característica para cachorro, é o mesmo que dizer que tal animal é determinado. Dessa forma, bichon frisé é seguro, firme e audacioso.

Afetuoso

Outra característica da personalidade do bichon frisé é afeição pelas pessoas da casa. Adora estar entre os humanos e aprecia demonstrações de amor e afeto.

Alegre

Ao levar esse cãozinho para casa você estará levando um pacotinho de alegria. A partir do momento em que o bichon frisé se torna membro da sua família, ele vira motivo para risadas e momentos descontraídos. 

Brincalhão

Se você quer ter um cão dessa raça, saiba que é necessário separar um horário do dia para brincar com o pet. Isso porque, esse cachorro precisa de brincadeiras diárias, evitando tédio e tristeza profunda.

Gentil

Gentileza é uma característica nata dessa raça. Assim, é possível dizer que o bichon frisé é educado, nobre e delicado. 

Sensível

Naturalmente um cão sensível, o bichon consegue se dar bem com todos da família. Por isso, não é indicado deixá-lo em casa sozinho por muito tempo. Se você mora só e passa muito tempo fora, essa talvez não seja uma raça ideal para sua vida.

Carismático

O bichon frisé consegue conquistar o coração de todos com uma aparência fofa. No entanto, não é só por fora que a raça esbanja fofura. Com uma personalidade carismática, esse pet consegue arrastar fãs por onde passa.

Curioso

De acordo com a American Kennel Club (AKC), a curiosidade é uma das características que mais define o comportamento dessa raça.

Ativo

Surpreendentemente, o bichon frisé é um cãozinho ativo. Contudo, para suprir as necessidades físicas dessa raça bastam apenas passeios diários e uma rotina de brincadeiras.

Engraçado

Quando ouvir que o bichon é um “palhacinho do mundo canino”, não se assuste e nem duvide. Ter um cão desse é certeza de risadas e momentos felizes provocados pelo animal.

Sociável

De acordo com a adestradora e franqueada da Cão Cidadão, Priscila Furlan, o bichon frisé faz parte das raças sociáveis. Nesse sentido, o cachorrinho se dá bem com outros cães e os demais animais de estimação.

Destemido

Apesar do porte pequeno, o bichon frisé se demonstra um cão corajoso. Diante de situações perigosas, o cãozinho pode esquecer os 29 centímetros que possui e encará-las.

Submisso

De acordo com o PhD em medicina veterinária e autor do livro “Cães” da Editora Zahar, Bruce Fogle, essa raça é muito submissa ao adestramento. Por essa razão, pode ser usada em provas de obediência com certa facilidade.

Inteligente

Apesar de não estar na lista das raças mais inteligentes, criada pelo especialista em comportamento canino, Staney Coren, o bichon frisé é um cãozinho superesperto. De qualquer forma, busque adestrá-lo desde a fase filhote, quando ele é mais adepto aos comandos.

Companheiro

Desde a sua criação a raça foi pensada como um cachorro de companhia. Por isso que ainda hoje é um excelente companheiro para todos da casa.

Receptivo

Ter um cachorro dessa raça é ter a certeza que ao voltar para casa você será recebido com muita festa e alegria. Tudo isso independentemente do tempo que você passar fora, seja um dia ou apenas 5 minutos.

Expansivo

Por ter sido criado como um cão de companhia, é um cachorrinho acostumado com bastante mordomia. Por exemplo, dificilmente um bichon frisé não vai gostar de um colo.

Amistoso

Já tem um cão em casa ou gatinho e quer um bichon frisé? Então leve a raça para sua casa sem problemas, uma vez que esse animal vive bem ao lado de outros.

Veja também: Raças de cães que se dão bem com outros animais

Não esportista

Mesmo sendo um cachorro ativo, não faz o tipo esportista. Por essa razão, não exercite o cãozinho em excesso. Pelo contrário, prefira caminhadas curtas pelo parque e brincadeiras ao ar livre.

Atento

Pode ser usado como um cãozinho de alerta, pois está sempre atento a tudo o que ocorre ao redor. Contudo, engana-se quem acredita que a raça pode avançar em pessoas estranhas. Para o bichon frisé, desconhecidos são potencialmente amigos que ele ainda não tive a oportunidade de conhecer.

Adaptável

Vive bem em casas grandes com espaços abertos. Porém, também é um cãozinho ideal para apartamentos.

Silencioso

Ainda segundo a AKC, essa raça só late quando é necessário. Ou seja, na maior parte do dia é um cachorro silencioso.

Tranquilo

Para a Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC), o bichon frisé jamais é um cachorro nervoso. Por isso que a tranquilidade é uma característica do comportamento dessa raça.

Feliz

Felicidade também faz parte desse cãozinho. Naturalmente divertido e animado esse pet se adapta bem às pessoas da família, principalmente com crianças de todas as idades.

Confiante

Como é um cachorro destemido, o bichon frisé também demonstra-se confiante. Diante de situações inusitadas, esse cãozinho pode surpreender você com a coragem para enfrentá-las.

Outras informações e características importantes

A expectativa de vida do bichon frisé é de 14 a 15 anos, de acordo com informações da American Kennel Club. Se você deseja que esse tempo seja o melhor possível para o cachorro, então confira como você deve cuidar de um cão dessa raça. Além disso, saiba um pouco mais sobre esse pet.

Bichon frisé filhote

Assim como qualquer filhote, o bichon frisé precisa de uma atenção especial com relação à saúde. Durante essa fase da vida, o cachorro não possui um sistema imunológico completo acarretando em um organismo propenso ao desenvolvimento de diversas doenças.

Para contornar essa situação, você precisa conversar com um veterinário e criar junto ao especialista um sistema de prevenção. Nesse sentido, inclui-se as vacinas polivalentes, vermífugos, carrapaticidas e anti-pulgas. 

Como cuidar do cachorro dessa raça?

Além dos cuidados que um filhote precisa, você também deve estar atento a outros problemas de saúde que geralmente surgem em adultos ou velhinhos. Por exemplo, o bichon frisé está predisposto a apresentar doenças sanguíneas, como a anemia e a trombocitopenia.

Como é um cachorro destemido, o bichon frisé também demonstra-se confiante

A expectativa de vida do bichon frisé é de 14 a 15 anos (Foto: depositphotos)

Alergias, infecções da bexiga, luxação da patela e catarata são outros problemas comuns nessa raça. Para evitar essas doenças, recomenda-se buscar por criadores responsáveis.

Além disso, é indicado levar o animal para clínica e fazer um check-up pelo menos duas vezes por ano. Assim, descobrindo o problema desde o início aumenta as chances de um tratamento com sucesso.

Bichon frisé preço

Um filhote de bichon frisé pode custar de R$ 1 mil até R$ 3 mil. No entanto, antes de comprar é recomendado que você certifique-se a respeito das condições de vida dos animais do canil ou do criador. Isso porque, muitas pessoas costumam explorar a vida dos pets só para ganhar dinheiro.

Venda ou doação: qual a melhor opção?

Está em dúvida sobre vender ou doar os filhotes de sua cadela? Saiba que cada vez mais a adoção tem se tornado uma prática ética por parte das pessoas envolvidas. Dessa forma, cogite a doação como uma realidade na sua vida e na vida do seu bichinho. Afinal, amor verdadeiro não se compra.

Bichon frisé e poodle: diferença

Esteticamente falando, o bichon frisé é muito parecido com o poodle. No entanto, existem diversas características que diferenciam uma raça da outra. Primeiramente, a pelagem do bichon pode variar apenas de branco para bege, enquanto o poodle tem uma maior variedade, indo de preto ao branco.

Outra diferença está no tamanho, pois o frisé possui no máximo 29 centímetros. Já o poodle pode ter três tamanhos diferentes: o pequeno ou toy (28 centímetros), standard (38 centímetros) e o encordoado que passa dos 38.

Além disso, o poodle é mais inteligente, ativo e orgulhoso. Enquanto que o bichon é mais afável, tranquilo e sociável. 

Veja também: Bichon frisé: curiosidades e características dessa raça

Bichon frisé: ter ou não ter um cão dessa raça?

Pronto, agora você já sabe tudo a respeito do bichon frisé, como a personalidade e comportamento. Agora está na hora de decidir se o jeito de viver dessa raça combina com o estilo de vida que você e sua família possuem.

Mas para tomar essa decisão, lembre-se que o cachorro dessa raça é  resoluto, afetuoso e alegre. Leve em consideração ainda que trata-se de um pet  brincalhão, gentil e sensível. Depois disso, basta escolher o canil ou procurar por uma doação. E por fim, aproveitar o amor do seu novo melhor amigo.

Sobre o autor

Avatar
Jornalista (MTB-PE: 6750), formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, pela UniFavip-DeVry, escreve artigos para os mais diversos veículos. Produz um conteúdo original, é atualizada com as noções de SEO e tem versatilidade na produção dos textos.