,

Basset Hound: 20 verdades sobre personalidade e comportamento

Basset hound tem personalidade e comportamento encantadores. Inclusive, muitas dessas características podem ser percebidas desde a fase filhote. Assim, faz qualquer um se apaixonar ainda mais pela raça.

Mas, antes de procurar o preço, comprar ou adotar um cãozinho desse, é preciso levar em consideração alguns traços da raça. Por exemplo, dizem que o basset hound é persistente, amigável e afetuoso. Também afirmam que ele é um cão dedicado, dócil e gentil.

Sabendo da personalidade e comportamento do basset hound, fica mais fácil saber se ele combina com seu estilo de vida. Contudo, essas não são as únicas informações necessárias sobre essa raça. Para você saber mais, o Clube para Cachorros preparou esse artigo.

Aqui você encontra como cuidar dessa raça e quais são as necessidades de um filhote de basset hound. Além disso, é possível conferir quais são os tipos de basset, onde comprar essa raça, qual o preço dela e se a opção de doação é viável. E então, vamos entender melhor esse cãozinho?

Basset Hound personalidade e comportamento

Cachorro basset hound brincando na grama

Essa raça é muito indicada para crianças por ser tranquila e afetuosa (Foto: depositphotos)

  • Persistente
  • Amigável
  • Afetuoso
  • Dedicado
  • Dócil
  • Gentil
  • Pacífico
  • Carinhoso
  • Extrovertido
  • Brincalhão
  • Tranquilo
  • Confiável
  • Guloso
  • Energético
  • Obstinado
  • Calmo
  • Barulhento
  • Teimoso
  • Adaptável
  • Companheiro

Veja também: Basset Hound

Persistente

Se o cachorro dessa raça iniciar uma atividade, ele dificilmente vai parar enquanto não concluí-la. Por isso é caracterizado como persistente, por ser firme em suas atividades.

Amigável

O jeito amistoso dessa raça revela como o cachorro é amigável e um querido no meio dos demais. Isso significa dizer que o basset é amistoso com outros cães e animais de estimação.

Veja também: Basset Hound – Saiba tudo sobre essa raça

Afetuoso

Já quando o assunto é o relacionamento com os tutores, essa raça é afetuosa. Embora não demonstre seus sentimentos a todo momento, é um cãozinho muito ligado à família.

Dedicado

Sua criação foi baseada na caça por coelhos e lebres e sempre trabalhou com muita dignidade. Por ser um bom cão trabalhador é tido como um animal dedicado.

Dócil

Como é um cão afetuoso, consequentemente é um cachorro dócil. Apegado a todos da família é especialmente querido pelas crianças.

Gentil

Por onde passa, o basset hound marca as pessoas com sua gentileza. Trata-se de um cão educado, simpático e agradável.

Pacífico

Além disso, a raça é sossegada. Por isso, adora dormir no sofá com a presença do tutor ao lado. Esse tipo de situação é o paraíso para esse basset.

Carinhoso

A cara de carinhoso do basset hound não engana. Ele é mesmo um cachorro cheio de amor para dar, para todas as pessoas que vivem ao redor.

Extrovertido

Por ser baixo e corpulento, essa característica pode surpreender. Mas é bem verdade que esse cãozinho é alegre, divertido e carismático.

Brincalhão

É uma excelente opção para brincar, por isso é um cão perfeito para todos os tipos de idade. Nesse sentido, é necessário tirar um tempinho durante o dia para participar das brincadeiras ao lado desse pet.

Tranquilo

Esse cãozinho tem um temperamento tranquilo. Quando está em casa, adora passar a maior parte do tempo quietinho. Nesse caso, prepare um lugarzinho para que ele se sinta mais confortável.

Confiável

Por ser um cachorro confiável, diz-se que a raça tem uma boa índole. Dessa forma, pode afirmar que o basset hound é uma boa opção para viver ao lado das crianças.

Guloso

Uma característica comportamental dessa raça que precisa de atenção especial do tutor é a ânsia por comida. O basset é um cachorro muito guloso, então sempre vai aproveitar para comer tudo o que for possível. Por isso, tenha cuidado com a alimentação dele, evitando a obesidade e suas consequências.

Energético

Mesmo sendo calmo em casa, na hora do passeio esse animal se transforma em um cãozinho energético. Sendo assim, exercite o basset hound uma vez por dia, principalmente em campos e parques.

Obstinado

Essa raça também é bastante firme e determinada. Com isso, os passeios devem ser feitos com o uso da guia, pois uma vez soltos podem começar uma busca incessante pelo faro e se perderem.

Calmo

Naturalmente calmo, é um amigo para as horas de preguiça do tutor. No entanto, você deve ficar atento para evitar que o cachorro se transforme em sedentário.

Barulhento

Se tem uma coisa que o basset hound gosta de fazer é latir. Late durante os passeios, late para pedir alguma comida, late por atenção e pode até latir para situações de perigo. Mas de uma maneira geral, você pode trabalhar essa característica com adestramento.

Teimoso

Por ser determinado e obstinado nas atividades, pode demonstrar-se um cãozinho teimoso. Nesse sentido, treinamento desde filhote pode ser a saída para esse problema de comportamento.

Adaptável

Além de tudo, é um cachorro adaptável. Isso significa dizer que ele pode viver bem em ambientes rurais como também em grandes centros urbanos.

Companheiro

Por fim, mas não menos importante, o basset hound é um cachorro extremamente companheiro. Por essa razão, vai estar ao lado do tutor em todos os momentos.

Veja também: Conheça as raças consideradas mais calmas do mundo

Outras informações e características importantes

A expectativa de vida do basset hound é de 12 a 13 anos, de acordo com informações da American Kennel Club (AKC). Para aumentar esse tempo de vida, você pode tomar alguns cuidados com a saúde dessa raça, desde filhote até os últimos momentos do cão.

Mas, além de ficar por dentro dos cuidados com a saúde do basset hound, é interessante saber de outras informações. Como comprar um cão desse e entender um pouco mais sobre o tipo basset.

Veja tambémConheça as raças consideradas mais calmas do mundo

Como cuidar dessa raça?

Assim como outros cães de raça, o basset hound tem tendência a apresentar problemas de saúde. Um exemplo disso é a hérnia de disco. Além desta doença, o cachorro pode desenvolver ectrópio, situação onde as pálpebras caem se afastando dos olhos e causando infecções.

Dois basset hound posando para foto

Esse cachorro pode desenvolver ectrópio, situação onde as pálpebras caem (Foto: depositphotos)

Outro cuidado é a respeito da dieta dessa raça, que deve ser equilibrada. Isso porque o cachorro tem fama de guloso, o que pode ocasionar em uma possível obesidade. Consequentemente, um cão com sobrepeso pode ter problemas nas articulações e até desenvolver diabetes.

Por fim, ao criar um basset hound é preciso atenção com as longas orelhas. Tendo em vista que são muito grandes, as orelhas dessa raça são suscetíveis à infecções. Nesse caso, cuide sempre se fazer uma limpeza durante a semana e nos banhos ter o cuidado de não deixá-las molhadas.

Diante de tantos problemas de saúde, é recomendado manter contato com o veterinário de confiança. O basset hound precisa fazer check up de uma a duas vezes por ano. E sempre que se fizer necessário, o médico do cãozinho deve ser consultado.

Basset hound filhote

O filhote de basset hound precisa tomar as vacinas polivalentes após os 45 dias de nascido. Essa medida reforça o sistema imunológico do cão e evita que ele possa contrair doenças virais sérias, como cinomose, parvovirose, hepatite etc.

Além das vacinas, o cãozinho deve tomar vermífugos para controlar o surgimento de vermes no organismo. Outra medida preventiva é o uso de medicamentos veterinários que combatam a ação de carrapatos e pulgas. Com isso, além de eliminar os parasitas, você também previne o desenvolvimento de doenças.

Tipos de basset

A palavra basset é de origem francesa bas e significa baixo. Além do basset hound, existe uma outra raça que pode ser chamada por essa nomenclatura: o dachshund. Popularmente conhecido como salsicha ou linguiça, esse é outro tipo de basset.

Tanto o hound como o dachshund possuem características físicas semelhantes. Entre esses aspectos, pode-se citar: patas curtas e um corpo alongado.

Comprar um cão desse: qual o preço?

Um filhote de basset hound pode custar de R$ 1 mil a R$ 3 mil. Esse valor vai depender do tipo de vendedor, que pode ser um criador independente ou um canil especializado na raça.

Veja também: Problemas de comportamento de cada raça

Mas de uma forma ou de outra, certifique-se da índole do vendedor. Isso porque muitas pessoas exploram os animais para lucrarem com as vidas deles. Agora se você não quer correr o risco, opte por adotar.

Basset Hound: ter ou não ter um cão dessa raça?

Depois de saber sobre personalidade e comportamento do basset hound, está na hora de decidir se esse filhote combina ou não com seu estilo de vida. Antes de comprar ou optar pela adoção, lembre-se sempre que ele é um cão persistente, amigável e afetuoso.

Independente de preço e sabendo dos tipos de basset, saiba que ele é um cachorro dedicado, dócil e gentil. Por fim, decida se esse cachorrinho vai se adaptar a sua casa e a sua família.

Sobre o autor

Avatar
Jornalista (MTB-PE: 6750), formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, pela UniFavip-DeVry, escreve artigos para os mais diversos veículos. Produz um conteúdo original, é atualizada com as noções de SEO e tem versatilidade na produção dos textos.