Basset Hound: 20 verdades sobre personalidade e comportamento

Basset hound tem personalidade e comportamento encantadores. Inclusive, muitas dessas características podem ser percebidas desde a fase filhote. Assim, faz qualquer um se apaixonar ainda mais pela raça.

Mas, antes de procurar o preço, comprar ou adotar um cãozinho desse, é preciso levar em consideração alguns traços da raça. Por exemplo, dizem que o basset hound é persistente, amigável e afetuoso. Também afirmam que ele é um cão dedicado, dócil e gentil.

Sabendo da personalidade e comportamento do basset hound, fica mais fácil saber se ele combina com seu estilo de vida. Contudo, essas não são as únicas informações necessárias sobre essa raça. Para você saber mais, o Clube para Cachorros preparou esse artigo.

Aqui você encontra como cuidar dessa raça e quais são as necessidades de um filhote de basset hound. Além disso, é possível conferir quais são os tipos de basset, onde comprar essa raça, qual o preço dela e se a opção de doação é viável. E então, vamos entender melhor esse cãozinho?

Basset Hound personalidade e comportamento

Cachorro basset hound brincando na grama

Essa raça é muito indicada para crianças por ser tranquila e afetuosa (Foto: depositphotos)

• Persistente
  • Companheiro

Veja também: Basset Hound

Persistente

Se o cachorro dessa raça iniciar uma atividade, ele dificilmente vai parar enquanto não concluí-la. Por isso é caracterizado como persistente, por ser firme em suas atividades.

Amigável

O jeito amistoso dessa raça revela como o cachorro é amigável e um querido no meio dos demais. Isso significa dizer que o basset é amistoso com outros cães e animais de estimação.

Veja também: Basset Hound – Saiba tudo sobre essa raça

Afetuoso

Já quando o assunto é o relacionamento com os tutores, essa raça é afetuosa. Embora não demonstre seus sentimentos a todo momento, é um cãozinho muito ligado à família.

Dedicado

Sua criação foi baseada na caça por coelhos e lebres e sempre trabalhou com muita dignidade. Por ser um bom cão trabalhador é tido como um animal dedicado.

Dócil

Como é um cão afetuoso, consequentemente é um cachorro dócil. Apegado a todos da família é especialmente querido pelas crianças.

Gentil

Por onde passa, o basset hound marca as pessoas com sua gentileza. Trata-se de um cão educado, simpático e agradável.

Pacífico

Além disso, a raça é sossegada. Por isso, adora dormir no sofá com a presença do tutor ao lado. Esse tipo de situação é o paraíso para esse basset.

Carinhoso

A cara de carinhoso do basset hound não engana. Ele é mesmo um cachorro cheio de amor para dar, para todas as pessoas que vivem ao redor.

Extrovertido

Por ser baixo e corpulento, essa característica pode surpreender. Mas é bem verdade que esse cãozinho é alegre, divertido e carismático.

Brincalhão

É uma excelente opção para brincar, por isso é um cão perfeito para todos os tipos de idade. Nesse sentido, é necessário tirar um tempinho durante o dia para participar das brincadeiras ao lado desse pet.

Tranquilo

Esse cãozinho tem um temperamento tranquilo. Quando está em casa, adora passar a maior parte do tempo quietinho. Nesse caso, prepare um lugarzinho para que ele se sinta mais confortável.

Confiável

Por ser um cachorro confiável, diz-se que a raça tem uma boa índole. Dessa forma, pode afirmar que o basset hound é uma boa opção para viver ao lado das crianças.

Guloso

Uma característica comportamental dessa raça que precisa de atenção especial do tutor é a ânsia por comida. O basset é um cachorro muito guloso, então sempre vai aproveitar para comer tudo o que for possível. Por isso, tenha cuidado com a alimentação dele, evitando a obesidade e suas consequências.

Energético

Mesmo sendo calmo em casa, na hora do passeio esse animal se transforma em um cãozinho energético. Sendo assim, exercite o basset hound uma vez por dia, principalmente em campos e parques.

Obstinado

Essa raça também é bastante firme e determinada. Com isso, os passeios devem ser feitos com o uso da guia, pois uma vez soltos podem começar uma busca incessante pelo faro e se perderem.

Calmo

Naturalmente calmo, é um amigo para as horas de preguiça do tutor. No entanto, você deve ficar atento para evitar que o cachorro se transforme em sedentário.

Barulhento

Se tem uma coisa que o basset hound gosta de fazer é latir. Late durante os passeios, late para pedir alguma comida, late por atenção e pode até latir para situações de perigo. Mas de uma maneira geral, você pode trabalhar essa característica com adestramento.

Teimoso

Por ser determinado e obstinado nas atividades, pode demonstrar-se um cãozinho teimoso. Nesse sentido, treinamento desde filhote pode ser a saída para esse problema de comportamento.

Adaptável

Além de tudo, é um cachorro adaptável. Isso significa dizer que ele pode viver bem em ambientes rurais como também em grandes centros urbanos.

Companheiro

Por fim, mas não menos importante, o basset hound é um cachorro extremamente companheiro. Por essa razão, vai estar ao lado do tutor em todos os momentos.