Aprenda como fazer seu cachorro te respeitar

Os cães são grandes amigos do homem, mas também podem ser desobedientes e apresentar comportamentos inadequados e desrespeitosos, dando dor de cabeça para o tutor.

É importante que o tutor saiba que os cães são seres sociais que vivem em matilhas e possuem uma complexa organização social que deve ser compreendida e respeitada. Desta maneira, será estabelecida uma relação harmoniosa e respeitosa entre o homem e o seu animal de estimação. Ter um cão desrespeitoso em casa é complicado, mas existem algumas medidas pacíficas que podem fazer com que o cãozinho se adeque aos ambientes.

É necessário compreender a realidade do cão

A primeira lei do adestramento e do bom convívio entre cachorros e seres humanos afirma que nós devemos compreender a realidade do animal. Lembre-se que ele não é gente, pertence à matilha e ainda possui todos os instintos de sobrevivência, proteção e afeto de seus antepassados.

Na matilha, os cães necessitam de um líder, um animal que possua as habilidades necessárias para conduzir os demais membros.

Cão ao lado de homem

Foto: Depositphotos

O primeiro passo para ter um cachorro respeitoso e obediente é demonstrar que você é o líder. Isso, claro, sem violência! A violência não é, de jeito nenhum, a chave para criar uma boa convivência com o seu animal de estimação, muito pelo contrário. O cão aprende por imitação e, se uma pessoa impor respeito ao cão através da violência, provavelmente fará com esse cachorro imite a sua técnica.

Se você quer ter um cachorro obediente e respeitoso, deve tratá-lo com muito respeito também, é claro! Existem diversas maneiras de nos tornamos líderes de nossos cães sem praticar nenhum ato de violência. Saiba que qualquer tipo de agressão contra o animal só serve para alterar negativamente o seu padrão de comportamento.

Dicas para fazer o seu cachorro te respeitar

Confira a seguir algumas boas dicas para se tornar o líder do seu animal de estimação e fazer com que ele te respeite:

  • Demonstre que você é o líder, liderando o seu cãozinho com segurança, com entonação de voz rígida (mas não agressiva!) e com gesticulação de superioridade. É necessário que o cachorro compreenda que há uma hierarquia entre vocês, aprendendo que você é quem dita as regras do jogo;
  • Ao passear com o seu cão, não permita que ele vá à frente, pois o líder geralmente ocupa esta posição. Ao passar por portas e portões, conduza o animal;
  • Não satisfaça o seu cachorro imediatamente. Quando ele latir ou pedir alguma coisa, dê alguns comandos antes de fazer o que ele está esperando. Se você satisfazê-lo imediatamente, ele poderá interpretar como uma prova de que ele é o líder do grupo;
  • Quando o cão tomar uma atitude correta, dê-lhe recompensas e elogie o seu animal de estimação. Ele entenderá o seu afeto e o seu desejo por uma relação pacífica. Mas não exagere, deixando-o acostumado e mimado;
  • Se o seu cachorro não quiser obedecer, ignore-o completamente e não faça o que ele quer;
  • Se o cachorro não fizer as necessidades no jornal ou estiver entrando em locais indevidos, busque retirá-lo dali sem agressões, com calma e paciência. Se ele insistir no erro, deixe-o na coleira por um tempo.

Sobre o autor

Formada em Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa e suas Literaturas) pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), com certificado DELE (Diploma de Español como Lengua Extranjera), outorgado pelo Instituto Cervantes. Produz conteúdo web, abrangendo diversos temas, e realiza trabalhos de tradução e versão em Português-Espanhol.