Animais de estimação auxiliam donos em momentos de dificuldade

Saber que animais de estimação auxiliam donos em momentos de dificuldade não é nenhuma surpresa para muitas pessoas.

Mas, para tirar qualquer dúvida ainda existente a Associação Psicológica Americana (APA) revelou uma pesquisa que comprova essa relação entre cão e tutor.

Comandado por Allen McConnel, da Universidade de Miami, o estudo está dividido em três partes. Ao final do estudo, foi possível demonstrar a boa qualidade de vida das pessoas que possuem animais de estimação.

Estudo comprova: animais de estimação ajudam as pessoas

Em primeiro lugar, vale ressaltar que psicólogos confirmam o poder do apoio social. Para os profissionais, ele é fundamental para o bem-estar psicológico e físico das pessoas.

Portanto, levando em consideração essas definições, os estudiosos se questionaram: “As interações humanas, muitas vezes, fornecem às pessoas considerável apoio social, mas os animais de estimação também podem atender às necessidades sociais de alguém?”

As pessoas que possuem animais de estimação são mais felizes e saudáveis.

Os cães conseguem evitar a negatividade causada pela rejeição social (Foto: depositphotos)

Por meio dessa inquietação, os pesquisadores dividiram as etapas de pesquisa em três. Em primeiro plano, o estudo se propôs a investigar os tutores de animais de estimação e as suas perspectivas de bem-estar.

Descobriu-se então que donos de animais se saem melhor quando o assunto é maior auto-estima, mais exercício. Além disso, possuem maior conscienciosidade e menos apego.

No segundo passo, “descobriu que os proprietários desfrutavam de melhor bem-estar quando seus animais de estimação atendiam melhor às necessidades sociais, e o apoio que os animais de estimação forneceram complementaram em vez de competir com fontes humanas.”

Finalmente, a última etapa da pesquisa. Dessa vez, os tutores foram levados ao laboratório. Com os estímulos de experimentos foi possível constatar que “a capacidade dos animais de estimação de evitar a negatividade causada pela rejeição social.”

Veja tambémCães podem ajudar tutor no tratamento contra a depressão

Resumo da pesquisa

Para os autores da pesquisa da APA, os animais de estimação são capazes de servir como importantes fontes de apoio social para seus tutores e pessoas comuns.

Em resumo, os pets podem proporcionar “muitos benefícios psicológicos e físicos positivos para seus donos.” Diante disso, é possível afirmar que as pessoas que possuem animais de estimação são mais felizes e saudáveis.

Por que ter um animal de estimação?

Além das questões pró-causa animal, ter um animal de estimação é benéfico em outros tantos aspectos. Por exemplo, ter um cão pode ajudar na prevenção e no tratamento de alguns problemas de saúde.

Caminhar com o cão faz bem

De acordo com o adestrador da EdukaDog, Henrique Silva, até os passeios podem ser benéficos. Como os cães precisam de caminhas diárias, o tutor tem que realizar essas atividades com o pet. Com isso, os cachorros podem acabar reabilitando as pessoas.

“Ao fazer um passeio sem o cão, poucas ou talvez nenhuma pessoa pare para nos cumprimentar. Porém ao fazer um passeio com seu cão certamente muitas pessoas irão parar para brincar com seu cão e consequentemente a partir daí começa uma socialização entre donos e cães“, destaca o comportamentalista canino.

Isso significa dizer que, pessoas com problemas de depressão podem ter no cão um amigo fiel. Com a necessidade do companheiro canino, as pessoas nessa situação vão caminhar, encontrar amigos e até mesmo fazer novas amizades.