,

Akita inu: 15 Fatos importantes sobre personalidade e comportamento

Desde filhote você consegue perceber a personalidade e comportamento do akita inu. Contudo, algumas características do temperamento dessa raça podem ser aprimoradas com treinamento iniciado desde cedo com o cãozinho.

Por exemplo, especialistas afirmam que esse animal não é muito sociável com outros animais. No entanto, trata-se de um cachorro dócil, alerta e corajoso. Nesse sentido, a raça pede um tutor experiente e firme.

Mas, além de conhecer sobre personalidade e comportamento do akita inu, você também aprende outras informações importantes a respeito desse cãozinho. Preço, cores (branco e tigrado) e cuidados necessários com esse animal são alguns exemplos.

Portanto, se você deseja desfrutar da companhia de um cãozinho dessa raça, aprenda um pouco mais sobre as necessidades que ele possui. Assim você pode oferecer mais qualidade de vida ao animal.

Akita inu: personalidade e comportamento

Faz parte do comportamento do akita inu ficar sempre em alerta aos perigos

O akita inu não é muito sociável, sendo reservado com estranhos e outros pets (Foto: depositphotos)

  • Dócil
  • Alerta
  • Corajoso
  • Digno
  • Sereno
  • Amigável
  • Receptivo
  • Fiel
  • Inteligente
  • Pouco sociável
  • Carinhoso
  • Protetor
  • Independente
  • Cheio de energia
  • Companheiro

Veja também: Akita Inu – Saiba tudo sobre esta raça

Dócil

De acordo com a Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC), o temperamento dessa raça é dócil. Com a família é um cachorro manso e adorável.

Alerta

Como um bom cão de guarda, o akita inu está sempre em alerta para os perigos que ameaçam o seu território. Inclusive, é empregado em algumas companhias de polícia.

Corajoso

Segundo a American Kennel Club (AKC), essa raça detém muita coragem. Por mais essa razão é considerado um excelente cão de guarda.

Digno

Ter um cachorro como esse é ter um nobre dentro de casa. Elegante, íntegro e harmonioso são outras características possíveis para essa raça.

Sereno

Também pode-se dizer que o akita inu é sereno. Com uma tranquilidade nata, é considerado um cachorro calmo e sossegado.

Amigável

Com as pessoas de casa é um cachorro amigável e querido. Mesmo não sendo sociável por natureza, a convivência com a família se torna íntima e forte.

Receptivo

Ainda segundo a CBKC, a raça é receptiva. Assim, quando você voltar para casa ele sempre estará a sua espera, independentemente do tempo que você passar fora.

Fiel

Amigável e fiel. Essas são as principais características do caráter de cães dessa raça. Para se ter uma ideia, o filme “Sempre ao seu lado” é inspirado na história de Hachi, um akita que sempre acompanhava seu tutor até a estação ferroviária. Mesmo após a morte do tutor, o cãozinho não deixou de esperar a volta de seu dono.

Inteligente

Mesmo não estando entre as 10 raças mais inteligentes descritas por Staney Coren, o akita inu é considerado um cão inteligente.

Pouco sociável

Geralmente, o akita inu é um cachorro de poucos amigos. Isso porque, não é sociável com outros cães e nem com outros animais de estimação.

Carinhoso

Mesmo sendo pouco sociável, é um animal carinhoso com as pessoas da família. É verdade que nem sempre demonstra todo o carinho, mas isso não elimina essa característica presente na raça.

Protetor

Como já visto anteriormente, o akita inu vive em alerta e possui muita coragem. A soma desses dois aspectos o faz protetor, tanto da família como do ambiente onde vive.

Independente

Determinado do jeito que é, o akita é tido como um cão independente. Por isso, age seguindo a própria vontade. Nesse sentido, pode oferecer um certo trabalho diante de um adestramento. No entanto, com amor, paciência e firmeza, o treinamento é um sucesso.

Veja também: Curiosidades sobre o Akita Inu

Cheio de energia

Mesmo não sendo o tipo atlético, esse cãozinho requer exercícios diários. Por exemplo, uma longa caminhada ou corrida todos os dias.

Companheiro

Por fim, mas não menos importante, o cachorro é um companheiro incrível. Quem tiver a sorte de ter um animal desse ao lado vai poder desfrutar de um amigo para todas as horas.

Informações e características importantes

De acordo com a American Kennel Club, o akita inu tem uma expectativa de vida entre 10 a 13 anos. Portanto, se você deseja aproveitar ao máximo a vida desse cão é preciso estar atento a outras informações importantes. Por exemplo, os cuidados com a saúde que tanto um filhote como adulto precisam.

Mas, se antes de escolher, você está com dúvidas sobre outras características dessa raça, não se preocupe. Isso porque, além de personalidade, comportamento e temperamento da raça, o Clube para Cachorros traz informações sobre aspectos físicos desse cão.

O akita tem personalidade companheira, sendo fiel ao tutor

Essa raça pede um tutor experiente e firme, uma vez que é muito independente (Foto: depositphotos)

Akita inu preço

Um filhote de akita inu pode custar entre R$ 1 mil a R$ 4 mil. O valor real varia de acordo com o vendedor, que pode ser um canil especializado ou um criador independente.

De uma forma ou de outra, é sempre importante ficar atento sobre a saúde dos pais do filhote comercializado. Infelizmente, muitos criadores exploram fêmeas para lucrarem com as crias. Para combater de vez esse mercado tão cruel, escolha adotar.

Cores dessa raça

Levando em consideração as informações da Confederação Brasileira de Cinofilia, essa raça pode ter exemplares de até quadro cores. Isso significa dizer que é permitido akita inu de pelo vermelho-fulvo, sésamo, tigrado e branco.

Como cuidar de um filhote de akita inu?

Assim como todo filhote,o akita precisa passar por um período de vacinação. Recomendado por um veterinário, o calendário de proteção contém vacinas polivalentes capazes de combater vírus causadores de problemas de saúde como cinomose, parvovirose, hepatite etc.

Veja também: Celebridades caninas: conheça as raças de cães que estrelaram filmes

Além disso, é importante combater a ação de carrapatos, pulgas e vermes. Isso porque, esses parasitas também podem desencadear doenças sérias no organismo do cão. Como exemplo pode-se citar a babesiose, erliquiose, alopécia e outras.

Cuidados com o cão

Antes de mais nada, vale ressaltar que os cuidados com o filhote devem permanecer quando o cão já é adulto. Sendo assim, mesmo com o cão já crescido se faz necessário seguir os calendários de vacinação, vermífugos e de outros métodos para combater a ação de ectoparasitas.

No entanto, a medida que o cachorro vai envelhecendo ele passa a ficar suscetível a outras doenças. Assim como outras raças, essa também é predisposta a apresentar problemas comuns de saúde, são eles: displasia nos quadris, problemas nos olhos e também doenças autoimunes, como a miastenia gravis adquirida (MAG).

Por último, um cuidado relacionado com a socialização desse animal. Se acostumado com outros bichinhos desde cedo, o akita pode se tornar um amigo fiel aos demais pets. Porém, para isso acontecer deve existir esforço do dono.

Akita inu: ter ou não ter um cão dessa raça?

Pronto, agora você conhece a personalidade e comportamento do akita inu. Por isso, sabe que mesmo sendo um cachorro dócil, alerta e corajoso, ele também é um cão pouco sociável.

Nesse sentido, é preciso que você tenha tempo para se dedicar ao filhote desse cão. Para que dessa maneira ele possa apresentar um temperamento mais amigável com outros animais de estimação.

Além disso, não importa as cores, se branco, tigrado, vermelho-fulvo ou sésamo, o importante é que o amor desse animal não tem preço. E mesmo tendo fama de insensível, pode demonstrar-se um companheiro leal.

Sobre o autor

Avatar
Jornalista (MTB-PE: 6750), formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, pela UniFavip-DeVry, escreve artigos para os mais diversos veículos. Produz um conteúdo original, é atualizada com as noções de SEO e tem versatilidade na produção dos textos.