6 sinais que demonstram que seu cão está assustado

Os cães nascem mais dominantes ou mais submissos, sendo que aqueles criados entre humanos têm o seu medo reforçado pelos donos. Quando vivem na natureza, os cachorros não desenvolvem uma fobia, pois o comportamento de medo é ignorado pela matilha, o que obriga o cão a seguir em frente de qualquer jeito.

Isto não ocorre quando os cães vivem entre os humanos: neste caso, ao invés de seguirem em frente mesmo com medo, como na natureza, os animais paralisam e desenvolvem fobias.

Sinais que indicam que seu cão está assustado

Muitas pessoas não percebem quando os seus cães estão com medo, sendo que o comportamento pode variar de animal para animal. Alguns cachorros correm na direção oposta daquilo que os amedrontam, outros não demonstram nitidamente quando estão assustados com alguma coisa.

6 sinais que demonstram que seu cão está assustado

Foto: Reprodução/ internet

O dono pode pensar que o seu pet é teimoso ou que está ignorando ao não obedecer, mas o motivo pode ser o medo. Confira a seguir seis sinais de que seu cachorro está assustado:

Mudança de comportamento

Ficar latindo, chorando ou arranhando o chão quando você sai de casa é um claro sinal de que o seu cãozinho está passando por medo, estresse e ansiedade. Observe todo o ambiente e veja se consegue descobrir o que pode estar deixando o seu pet agir dessa maneira.

Ofegante o tempo inteiro

Ficar ofegante o tempo inteiro não é comum, pois isto ocorre quando o corpo do cachorro está quente. Caso o seu animal de estimação esteja ofegante em um local frio e ele esteja parado, sem fazer exercícios, este pode ser um sinal de medo ou estresse.

Sempre alerta

Se o cão está se sentindo inseguro por qualquer motivo, ele ficará super alerta para tudo o que acontece ao redor. Isto pode dar a impressão de que ele está sempre distraído e ignorando o dono.

Falta de alimentação

Não comer durante o adestramento ou em um ambiente diferente pode indicar que o seu cãozinho está assustado e ansioso. Isto ocorre por estar em um lugar que não conhece ou pelas distrações como carros, pessoas estranhas ou outros animais.

Falta de resposta

A falta de resposta do cachorro aos comandos costuma ser confundida com teimosia, mas pode ser um sinal de medo.

Lamber os próprios lábios

O ato de lamber os próprios lábios nem sempre indica que o cachorro gostou do que comeu ou está com vontade de comer algo. Isto pode indicar que ele está diante de alguma situação que o deixa com medo e está tentando se acalmar.

Formada em Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa e suas Literaturas) pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), com certificado DELE (Diploma de Español como Lengua Extranjera), outorgado pelo Instituto Cervantes. Produz conteúdo web, abrangendo diversos temas, e realiza trabalhos de tradução e versão em Português-Espanhol.