,

Uva passa pode ser um perigo para os cachorros

Definitivamente, os alimentos humanos não são aconselháveis para os bichos. Açúcares, chocolates e outros tipos de comida apreciados pelo paladar dos homens são considerados um perigo para a saúde dos animais de estimação.

Um exemplo disso é a uva passa. O fruto seco parece inofensivo mas, na verdade, ele não pode ser ingerido pelos cães. Mas, você sabe o real motivo desse risco?

De acordo com a ‘Revista Meu Pet’, tanto a uva como as passas podem causar problemas nos rins dos bichinhos. A publicação baseia-se em um estudo do Centro de Controle de Veneno Aspca, que revelou que apenas sete unidades do alimento já podem provocar uma “insuficiência renal irreversível”.

Ainda segundo a revista, o motivo pelo qual a intoxicação é motivada ainda é desconhecido, entretanto já se sabe que o sistema urinário do pet não consegue filtrar as substâncias tóxicas presentes das uvas e passas.

Tanto a uva como as passas podem causar problemas nos rins dos cachorros

Sete unidades do alimento já podem provocar uma insuficiência renal irreversível (Imagem: Clube Para Cachorros)

Os sintomas mais comuns nesses casos são vômitos, diarreia e desidratação. Portanto, é fundamental que o responsável pelo animal mantenha longe dele alimentos que contenham passas na sua composição, como panetones, saladas ou sobremesas.

Conheça outros alimentos proibidos para os pets

O blog da Luisa Mel alerta para outras comidas que não podem ser consumidas por animais de estimação. Conheça:

– Chocolate: uma substância presente no doce é tóxica para o organismo dos bichinhos. Para saber relacionar o perigo do consumo é só saber que para cada quilo do animal apenas 100 gramas de chocolate já são consideradas de alto risco.

– Massas cruas: o fermento contido na massa crua pode se expandir dentro do organismo do seu bicho e causar uma ruptura intestinal, que pode levá-lo à morte.

– Bebida alcoólica: obviamente você não deve dar nenhum tipo de bebida que contenha álcool para o seu animal. Entretanto, a ingestão pode acontecer acidentalmente e causar até a morte do pet. Os sintomas são descoordenação, respiração lenta e ataque cardíaco.

– Café: o café pode estimular o sistema cardíaco do cachorro, podendo provocar taquicardia. Além disso, ele pode causar danos ao sistema urinário e nervoso.

– Abacate: a fruta é muito boa para os humanos, mas para os animais pode provocar complicações intestinais.

Cebola e Alho: nenhum tipo de condimento deve ser oferecido aos pets. Em especial, a cebola e o alho que podem causar anemia. Esse último também pode provocar falência renal.

Alimentos gordurosos: em geral, nenhum alimento gorduroso deve ser incluído na dieta do seu bichinho. Eles prejudicam o funcionamento do intestino e pode até levá-lo ao óbito.

Confira mais dicas sobre alimentação canina passadas pela zootecnista e especialista em nutrição animal, Aline Motta.

Sobre o autor

Avatar
Jornalista formada pela Universidade Federal da Paraíba com especialização em Comunicação Empresarial. Passagens pelas redações da BandNews e BandSports, TV Jornal e assessoria de imprensa de órgãos públicos.