,

Pode dar frutas aos cães?

Quem tem animalzinho sabe que a nossa vontade é realmente a de tratá-los como humanos iguais a nós. Isso inclui tudo: desde dormir no mesmo ambiente que o nosso até comer da nossa comida. Mas até que ponto isso é saudável de verdade?

Será que o pet pode mesmo usufruir de tudo que consumimos sem prejudicar a sua saúde? A resposta é: não. Por mais que você queira proporcionar experiências agradáveis ao seu cãozinho, a maior parte das coisas apresentam alguns tipos de restrições.

Principalmente em relação às refeições. Há aqueles que estão liberados, mas existem também os proibidos. Saiba agora quais são as frutas que o seu animalzinho pode consumir e quais as que estão vetadas!

Descubra se cachorros podem comer frutas

Algumas frutas são permitidas dar ao cachorro como a banana, a maçã e a melancia

Se o alimento faz mal ao cão, não ceda ao olhar de pidão do pet (Foto: depositphotos)

Jorge Morais, veterinário e diretor da rede de franquias Animal Place, em entrevista ao Correio Braziliense, afirma que frutas como a banana, o caju (sem a castanha), o caqui (moderadamente pois é rico em carboidrato), a maçã, a pera, a manga (sem a casca e o caroço), o kiwi, a goiaba e o morango são aliados de uma alimentação saudável para os cachorros.

Porém, essas frutas devem entrar como suplementos de uma alimentação balanceada com uma ração de primeira linha. O especialista lembra que nossos cãezinhos são carnívoros e não podem ficar sem o cardápio adequado para suprir as demandas nutricionais dos mesmos. As frutas devem entrar sempre como petisco, nunca como alimentação normal.

O veterinário recomenda na entrevista: “não substitua a ração ou comida caseira por vegetais e frutas, eles devem ser apenas complemento à alimentação principal do animal. Os vegetais misturados na ração podem até mesmo ser uma boa alternativa para fazer os cães comerem, mas é sempre bom lembrar de consultar um veterinário para escolher a melhor e mais adequada dieta para o pet”, finaliza Jorge Morais.

Veja também: Fique sabendo: cachorro pode comer arroz?

Comidas naturais permitidas para cachorros

Frutas e vegetais liberados: banana, caju (sem castanha), caqui (com moderação, maçã, melancia (sem caroço), pera, manga (sem casca nem caroço), kiwi, abacaxi (sem casca), goiaba, morango, cenoura, alface, couve, beterraba, abóbora.

Comidas naturais proibidas para cachorros

 

Frutas e vegetais proibidos: pimenta, tomate verde, batata crua, abacate, uva e frutas cítricas e quantidades elevadas.

Vale lembrar que alimentos humanos industrializados estão todos proibidos para animais de estimação, principalmente aqueles cheios de conservantes e glúten. Jamais dê chocolate ao seu bichinho, tampouco bebidas gasosas ou alcoólicas.

Veja também: Descubra: Os cachorros podem comer peixe?

Frutas permitidas e seus benefícios aos pets

Algumas frutas, além de serem permitidas, até trazem alguns benefícios aos pets. Confira abaixo algumas delas:

  • Banana: por ser rica em potássio, fibras e vitaminas A, do complexo B, C e E, é excelente para auxiliar na função intestinal e fornecer energia. Pode ser consumida, mas em pequenas quantidades e sem a casca. Cuidado, pois quando em grandes quantidades, pode causar prisão intestinal.
  • Caqui: o consumo ajuda a diminuir riscos de doenças degenerativas e previne os tumores. Além disso, fortalece o sistema imunológico, mas é importante frisar: pode ser oferecida em pequenas quantidades, com ou sem a casca.
  • Laranja: quando oferecida sem a casca e sem sementes, em pequenas quantidades, a laranja fornece vitamina C e antioxidantes, antialérgicos e anti-inflamatórios, ajudando ainda no controle da pressão arterial. No entanto, não deve ser dada aos pets que tem gastrite.
  • Maçã: a fruta é rica em probióticos, que ajudam a regular a glicemia e aumentam a imunidade, mas deve ser oferecida sem as sementes e sem núcleo ao pet.
  • Manga: a manga previne o envelhecimento precoce, evita doenças degenerativas, fortalece o sistema imunológico e é rica em vitaminas. Deve ser oferecida sem sementes e sem casca.
  • Melancia: pode ser oferecida em quantidades pequenas, sem as sementes e sem a casca. É rica em vitaminas e excelente para refrescar o pet durante o verão.
  • Melão: sempre em pequenas quantidades, sem casca e sem sementes, o melão é fonte de fibras, vitaminas B6 e C, além de potássio, cálcio, fosforo e ferro, sendo excelente para reduzir o risco de câncer e prevenir danos celulares.
  • Morango: em quantidades moderadas, pode ser oferecido ao seu pet, pois melhora as funções cerebrais, é rico em vitamina C e antioxidantes.
  • Goiaba: pode ser oferecida com ou sem casca, mas sempre em pequenas quantidades. Ajuda a prevenir contra o câncer.

Veja também: Veja as 6 comidas mais perigosas para cães

Sobre o autor

Avatar
Jornalista formada pela Universidade Federal da Paraíba com especialização em Comunicação Empresarial. Passagens pelas redações da BandNews e BandSports, TV Jornal e assessoria de imprensa de órgãos públicos.