Pode dar água de coco para cachorros?

A água, assim como para os humanos, é um importante elemento na vida dos cachorros. Os ingredientes benéficos contidos nas rações não conseguem manter a saúde do cão se o mesmo não bebe bastante água. Para se ter uma ideia, veterinários afirmam que o um cão precisa três vezes mais de água do que o próprio alimento, tendo em vista que esse é o nutriente essencial do corpo, cães adultos têm em seu corpo 60% de água, enquanto os filhotes têm 84%. Mas, e água de coco, o cão pode beber?

Benefícios

É claro que o líquido contido no coco não pode substituir a água natural oferecida ao animal e nem deve ser dada constantemente ao pet. Porém, no geral e de forma equilibrada, esse líquido tem efeitos positivos na qualidade de vida do cãozinho, principalmente nos dias quentes.

Essa bebida funciona como um hidratante natural, é saborosa e tem um leve gostinho adocicado que faz o cãozinho se apaixonar por ela. Além disso, a água de coco é uma fonte riquíssima em potássio e também ajuda o processo do aparelho digestivo e urinário. Se administrada corretamente, evita problemas renais, elimina as chances de desidratação e ainda pode ser usada no controle de vômitos, diarreias e infecções urinárias.

Pode dar água de coco para cachorros?

Foto: Reprodução/ Baixaki

Como oferecer a água de coco ao cão?

No final de algum passeio ou em um dia bem quente seu cãozinho irá te agradecer por uma bebida fresquinha. Mas, é importante lembrar que não é saudável o exagero nesses casos, assim o que é aliado torna-se inimigo. Você pode ser criativo e fazer cubinhos de gelo com a água do coco e dessa forma oferecer ao pet, além de se refrescar ele vai se divertir.

Dicas para manter o pet sempre hidratado

• Lembre-se sempre, não há nada mais eficaz e saudável para o cão do que uma água fresca;
  • É importante manter a vasilha de água sempre limpa, por isso, troque o líquido dela várias vezes ao dia, mesmo que o peludo não tenha bebido todo o conteúdo;
  • Lave a vasilha com detergente neutro;
  • Jamais ofereça refrigerantes, sucos artificiais, água com gás ou qualquer outra bebida industrializada ao seu cãozinho. O açúcar e corante contidos nesses produtos são nocivos à saúde do animal;
  • Em passeios, leve consigo um recipiente para colocar água para o pet, assim você não tem que colocar as bebidas do cãozinho em qualquer lugar;
  • Por fim, uma boa sugestão é experimentar a bebida do cão antes de oferecê-la a ele. Se não estiver boa para você, provavelmente não estará para o seu melhor amigo de quatro patas.

Jornalista (MTB-PE: 6750), formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, pela UniFavip-DeVry, escreve artigos para os mais diversos veículos. Produz um conteúdo original, é atualizada com as noções de SEO e tem versatilidade na produção dos textos.