Os efeitos benéficos da cenoura para a visão e saúde dos cães

Entre rações, petiscos de pet shops e palitinhos, o que mais você pode dar ao seu cachorro? Algumas verduras e frutas podem ser adicionadas na alimentação do pet, como por exemplo a cenoura. Esse vegetal possui muitos nutrientes benéficos ao organismo do cão, além de diversificar as refeições do animal durante o dia. Para oferecer ao seu peludo, os únicos cuidados devem está relacionados à quantidade.

Benefícios da cenoura no organismo canino

Todo mundo sabe que a cenoura tem uma ação benéfica para o seres humanos. Seja crua ou cozida, são alimentos indicados para manter o corpo com uma saúde de ferro. O que pouca gente sabe é a atuação desse vegetal nos animais, por possuir um alto índice de vitamina A, C, D, E, K e a do complexo de B. E, além disso, ser rico em fibras e elementos que funcionam como antioxidantes. É também, bastante apropriado para os animais.

os-efeitos-beneficos-da-cenoura-para-a-visao-e-saude-dos-caes

Essas propriedades são responsáveis pelos benefícios da cenoura, como:

• Melhora a visão: O consumo moderado desse vegetal, proporciona ao pet uma melhor visão noturna, isso graças ao seu teor de vitamina A. Ainda por essa razão, doenças como a catarata tem o risco de sua incidência diminuída;
  • Pelos saudáveis: Assim como a vitamina A atua na qualidade da visão, ela também é responsável por pelos mais brilhosos e a pele mais rígida nos cães;
  • Melhora o sistema digestório: As fibras presentes na cenoura atuam no aparelho digestivo, melhorando o funcionamento dos órgãos responsáveis pela absorção dos alimentos;
  • Saúde bucal: Se for ingerida crua, ajuda na limpeza dos dentes e ainda desenvolve os músculos mastigadores.
  • Desacelera a degradação das células: Estudos comprovam que a cenoura, por ser rica em antioxidantes, consegue retardar o envelhecimento das células. Pesquisas também afirmam que ela é anti-cancerígena, isso significa dizer que ela reduz os riscos de câncer de mama, cólon e pulmão;
  • Poucas calorias: É um excelente petisco, porque além de natural, não engorda o seu pet. Isso porque é o alimento pouco calórico.

Como oferecer cenoura ao cão?

Primeiramente, fique atento a escolha das cenouras. Elas não devem possuir irregularidades, rugas ou com manchas. Opte pelas firmes, de cor uniforme e lisas. Antes de oferecer para o peludo, retire a casca para assim eliminar as impurezas. Se o cachorro for filhote, ofereça poucas quantidades dela cozinhada só em água. Temperos industrializados e até o sal podem fazer mal ao pet.

Se o cachorro já for grandinho, você pode oferecer tanto em cubinhos, como inteira. Talvez seja até mais divertido para o cão tê-la inteira. É preciso atenção com relação a quantidade oferecida, não ultrapasse uma cenoura por dia. Seja consciente, tudo em excesso faz mal. E lembre-se, a cenoura é apenas um complemento da alimentação, que por sua vez não pode ser totalmente substituída.

É importante frisar também que alguns cães podem ser alérgicos a cenoura. Em excesso pode causar prisão de ventre ou diarreia. Por isso, consulte um médico veterinário para saber a quantidade exata dependendo do porte do seu cão e diversifique a alimentação do seu peludo com responsabilidade.