Entenda o perigo de alimentar os cães com restos de alimentos

A ração é o alimento mais apropriado para ser oferecido aos cães, isso porque os índices de proteínas, vitaminas, minerais e outros nutrientes importantes para o corpo do animal estão distribuídos da melhor maneira possível. Entretanto, não é todo tutor que segue esta restrição alimentar para os peludos e acabam oferecendo restos de comida de humano.

É preciso entender, porém, que esta prática não é errada de um modo geral. Uma Alimentação Natural Caseira, ou simplesmente AN, é uma forma de servir ao pet uma refeição feita com ingredientes humanos, mas de forma balanceada, nutritiva e saudável.

Técnica muito diferente da que é utilizada normalmente, onde os donos almoçam e acabam alimentando os peludos ainda na mesa, durante as refeições.

Problemas de alimentar o cão com comidas caseiras

Oferecer restos de comida aos cães faz perder o controle dos nutrientes que ele ingere

Um dos riscos desse hábito é que alguns alimentos são maléficos para cães (Foto: depositphotos)

O problema não se restringe à falta de controle dos nutrientes que são oferecidos aos cães, mas também ao tipo de comida que é oferecida. Isso porque, na maioria das vezes, os pets recebem pedaços de gorduras, ossos de galinha, cartilagem e outros alimentos que são preparados com itens maléficos ao organismo canino.

Por exemplo, o alto consumo de gorduras pode prejudicar o funcionamento do pâncreas do peludo e levar o animal a apresentar obesidade em um breve futuro. Ossos de galinha, por sua vez, são extremamente perigosos, pois quando são mastigados podem quebrar e tomam uma forma pontiaguda, capazes de perfurar algum órgão do cachorro.

Outros ingredientes estão escondidos no preparo das refeições, mas também não são indicados para os animais. Este é o caso da cebola e do alho, ambos são temperos para diversas comidas, mas que não devem ser ingeridos pelos cães devido às suas composições.