Deliciosa receita de Natal para seu dog

O Natal está chegando e, com ele, presentes, pessoas queridas e uma mesa farta na tão esperada “noite feliz”. Inclusive, a época natalina é esperada por todos aqueles que apreciam uma boa refeição. Quem cozinha normalmente para a família, parece que capricha ainda mais nesta data e todos ficam com água na boca só de ver os pratos feitos especialmente para a comemoração. E sabe quem também fica babando por um pedacinho de peru? O seu cachorro.

Por isso, vem a pergunta: o que pode e não pode dar aos cães no Natal? Alguns alimentos podem fazer um bem e tanto para os pets. Em contrapartida, outros são capazes de deixar o seu peludo doente. Por essa razão, o Clube para Cachorros separou informações que lhes  serão úteis nessa festividade, sem contar que ainda caprichamos em uma receita especial para o seu melhor amigo de quatro patas.

Deliciosa receita de Natal para seu dog

Foto: Reprodução/ internet

Alimentos que não devem ser dados aos cães

• Cebola: Não se deve oferecer ao cachorro, nem o vegetal in natura e nem qualquer alimento que tenha sido temperado com ela. Isso porque, mesmo em baixas quantidades, a cebola é tóxica para os organismos dos caninos;
  • Uvas passas: Esse tipo de alimento está associado à problemas renais nos pets. Além disso, tem relação direta com cataratas, que se não tratadas podem levar o animal à cegueira;
  • Chocolate: Tudo que for à base de chocolate nunca deve ser dado aos cães. Tendo em vista que o teobromina, substância presente nesse alimento, é tóxico para eles;
  • Ossos cozidos: Esse tipo de osso se torna quebradiço, e por isso pode ser engolido e até causar perfurações nos órgãos dos animais;
  • Bebidas: Bebidas alcoólicas, gaseificadas ou industriais não devem ser oferecidas aos pets;
  • Doces: Cachorro não tem um organismo de humano, então nem tudo que convém ao homem também pode ser consumido por ele. Sendo assim, evite doces e alimentos que contêm açúcar refinado.

Receita de Natal para o pet

Ingredientes

•  375 gramas de pescoço, asas, fígado e costas de peru crus, batidos no liquidificador;
  •  425 gramas de salmão ou atum em lata;
  •  Uma xícara e meia de farinha de centeio;
  •  Duas xícaras de farinha de trigo integral;
  •  Duas xícaras e meia de farinha de arroz integral;
  •  Uma xícara e meia de gérmen de trigo;
  •  Cinco colheres de sopa de óleo vegetal;
  •  Uma xícara e meia de leite em pó;
  •  ¾ de xícara de levedura de cerveja em pó;
  •  Quatro xícaras de caldo de galinha ou de carne.

Modo de preparo

O primeiro passo é misturar os ingredientes secos da receita. Em seguida, adicione as peças de peru e as de peixes, o caldo de carne e, por fim, o óleo vegetal. Feito isso, abra a massa e com um cortador de biscoitos faça cortes. Você pode comprar os cortadores em diversas formas, como a de Papai Noel, de ossinhos, pinheiro e muito mais.

Ao terminar os cortes, coloque cada massa sobre um papel manteiga e leve ao forno em uma temperatura de 180 ºC. Após ficarem da cor marrom-dourado, retire a bandeja do forno, deixe esfriar e ofereça ao pet sem medo!

Jornalista (MTB-PE: 6750), formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, pela UniFavip-DeVry, escreve artigos para os mais diversos veículos. Produz um conteúdo original, é atualizada com as noções de SEO e tem versatilidade na produção dos textos.