Benefícios da canela para cachorros

Além de ser muito saborosa e cheirosa, cheia de benefícios para as pessoas, a canela também é excelente para os cães, trazendo também para eles muitos benefícios à saúde. A árvore de pequeno porte é encontrada na Índia, Sri Lanka, Indonésia, Brasil, Vietnã e Egito. É cozida e desidratada para depois ser enrolada na forma que conhecemos como pau de canela ou moída para ser vendida em pó.

As duas variedades da canela mais conhecidas são a canela-da-índia, de nome científico Cinnamomum verum, e a canela de Cássia (Cinnamomum cassia).

Propriedades e benefícios para os cães

Usada no mundo inteiro como antifúngica, bactericida e anti-inflamatória, a canela ajuda a aliviar a náusea, gases, diarreia, cólicas menstruais e ainda regula as taxas de açúcar no sangue. Por isso é perfeita para cães pré-diabéticos ou que sejam idosos ou com sobrepeso.

É excelente também para aumentar a energia e a vitalidade, assim como melhorar a circulação, as funções cognitivas e a saúde geral do cérebro. Atua na conservação de alimentos enlatados ou naturais dos cães, desde que seja polvilhada por cima e mantida em um pote bem fechado e refrigerado.

Com propriedade antifúngica, também pode ser usada para o tratamento de cães alérgicos e, graças à sua ação como anti-inflamatório, também ajuda a aliviar dores em cães que tem problemas nas articulações, como cães idosos e com artrite.

Benefícios da canela para cachorros

Como consumir?

A dose indicada é de meia colher de chá – a menor de todas as colheres – polvilhada na comida uma vez ao dia. É preferível comprar a versão da canela-da-índia, pois a outra também popular pode prejudicar o fígado.

De acordo com a veterinária Sylvia Angélico, no entanto, não se deve usar o mesmo tempero diariamente por períodos muito prolongados, pois podem interagir com outros compostos e medicações.

As versões desidratadas ou em pó podem ser usadas para estimular o animal a comer.

Cuidados

A canela possui ação anticoagulante e estimula contrações uterinas. Procure intercalar o uso de canela com outros temperos como salsinha, alecrim, orégano, manjericão, hortelã, entre outros. Estes podem ser servidos frescos, picados ou ralados sobre a comida dos pets.

Receita

A batata doce com canela é uma receita que tanto você como seu cão podem comer.

– 2 batatas doces
– 2 colheres de sopa de canela
– 2 colheres de sopa de óleo de coco

Descasque as batatas e corte bem finas, como se fossem moedas e arrume-as em uma assadeira. Coloque o óleo por cima e depois a canela. Leve ao forno a 180°C e verifique quando ficarem crocantes. Desligue o forno e lembre-se de esperar esfriar bem antes de oferecer ao seu pet.