Ração para adultos – Devemos optar por qual?

A ração é a alimentação mais adequada para dar ao cachorro, isso porque ela é preparada especialmente para suprir as necessidades do cãozinho. Mas escolher qual é a melhor ração para o cachorro não é uma tarefa fácil, pois existem diversos tipos de ração no mercado. Veja a seguir algumas dicas de como escolher a melhor ração para o seu cachorro e qual a quantidade ideal de ração dar diariamente.

Qual a melhor ração?

Antes de qualquer coisa, para escolher a ração é preciso observas algumas características do cachorro. A primeira coisa a ser observada é o porte dele, veja se é pequeno, médio ou grande. De acordo com o tamanho, a necessidade nutricional muda. Nas embalagens sempre vem oferecendo informações sobre a quantidade ideal que deve ser oferecida ao animal de acordo com o peso dele.

Outro aspecto a ser observado é a idade do cachorro, pois de acordo com ela as necessidades de nutrientes muda. Caso o cão seja obeso é preciso uma alimentação especial, há até ração light para esses casos.

A ração Super Premium

A ração Super Premium possui níveis nutricionais bastante elevados, ela atende não somente aos requerimentos nutricionais mínimos estabelecidos pelo Conselho de Nutrição Animal do NRC e AAFCO, como também estados fisiológicos mais exigentes, como reprodução, treinamento e recuperação de estados patológicos. Essa ração é ótima para a pelagem, desenvolvimento da musculatura, otimização de performance na reprodução e no sistema imunológico.

Ração para adultos

A quantidade de ração

Os cães precisam ter uma dieta balanceada, com nutrientes e calorias corretos e em quantidade suficiente para suprir as suas necessidades. A quantidade de calorias que um cão precisa depende, principalmente, do seu tamanho e raça, mas outros fatores como o nível de atividade também são importantes. Veja a seguir a quantidade ideal de ração para cães adultos.

Cães adultos

Para cães pequenos que fazem atividade normal, de uma a duas horas diariamente, a quantidade de calorias deve ficar entre 125 e 700, mas se o tempo estiver frio a quantidade de comida deve aumentar, pois a energia gasta para manter a temperatura do corpo aumenta. Evite dar restos de comida ao seu cão, pois mesmo aumentando a quantidade de calorias pode não ter os nutrientes necessários.

Para cães de porte médio a quantidade deve ser entre 700 e 1400 calorias diárias, de acordo com o tamanho dele. Caso o tempo esteja frio a quantidade de comida deve aumentar, pois a energia gasta para manter a temperatura do corpo aumenta. Evite dar restos de comida ao seu cão, pois mesmo aumentando a quantidade de calorias pode não ter os nutrientes necessários.

Para cães de porte grande a quantidade deve ser de 1400 calorias diárias ou até mais de acordo com o tamanho dele. Cães gigantes, que chegam a pesar mais de 70kg, por exemplo, precisam de aproximadamente 3950 calorias diárias. Caso o tempo esteja frio a quantidade de comida deve aumentar, pois a energia gasta para manter a temperatura do corpo aumenta. Evite dar restos de comida ao seu cão, pois mesmo aumentando a quantidade de calorias pode não ter os nutrientes necessários.

Cães idosos

Os cães idosos precisam de cuidados diferenciados e suas necessidades energéticas geralmente diminuem, além das necessidades nutricionais que vão mudando, seus dentes também já não são mais a mesma coisa. Neste caso é preciso mudar a ração que era para cães adultos e que agora será para cães idosos. Essa ração deve ser oferecida para cães a partir dos 7 anos de idade. Ela é rica em nutrientes que o cão precisa e ainda é mais mole, facilitando a mastigação.