Garantindo a diversão dos cachorros em casa

Os bichinhos, assim como os humanos, têm a necessidade de gastar suas energias físicas e mentais. Caso contrário, eles podem sofrer com o aumento de peso e gordura e, consequentemente, com doenças relacionadas a esses fatores. As atividades físicas também impedem que eles desenvolvam doenças graves como estresse e depressão, decorrentes do tédio. Mas com a chegada do inverno, as chuvas se tornaram obstáculos que atrapalham as saídas para passeios e até mesmo as brincadeiras na rua.  Sem ter onde gastar a energia, o cãozinho pode ficar deprimido, ou acabar inventando um jogo por si só, que o dono possivelmente não gostará muito.

Para evitar problemas, existem muitas coisas que podem ser feitas dentro de casa, com a ajuda de brinquedos especiais ou só com a criatividade do dono mesmo. Separamos algumas ideias do que pode ser feito para tornar os dias dos cachorrinhos mais saudáveis e recreativos.

Bolas

A clássica brincadeira de correr atrás de bolinhas é muito útil. Além de ser muito divertida, ela também auxilia que o cachorro a se exercitar, evitando o aumento de peso e até a obesidade. Tome cuidado com os objetos dentro de casa, para que nada acabe quebrado.

Garantindo a diversão dos cachorros em casa

Brinquedos que soltam petiscos

Esses Kongs de borracha estão fazendo o maior sucesso. Para conseguir a ração, seu amigo canino tem que praticar diversas atividades, como morder em determinados locais. Os petiscos saem devagar e, apesar do animal poder brincar só, é aconselhável que o dono esteja sempre por perto.

Amigos

Se seu cãozinho tem facilidade de fazer amigos, convide outros cachorros para brincar. Mas fique atento: de preferência, só chame aqueles animais com que já exista alguma afinidade, para evitar conflitos.

Caça ao tesouro

Um pique-esconde em que seu cachorrinho precise encontrar algum objeto perdido também é uma boa escolha. Caso depois de encontrar o objeto o cão não queira devolver, ofereça petiscos em troca do “tesouro”. Assim, além de brincar, você o estará adestrando.

Ossos e brinquedos

Aqueles ossos e brinquedos mastigáveis vendidos em pet shops servem bastante para afastar seu bichinho do tédio. Dê preferência a brinquedos que fazem algum barulho, pois são os preferidos deles. Tenha atenção enquanto eles destroem os ossinhos, pois pedaços podem acabar se soltando e, se engolidos, causam obstrução gástrica.

Cabo de guerra

Brincar de cabo de guerra com seu cachorro ajuda a aliviar o tédio e a tensão. Tenha o cuidado de usar sempre a mesma cordinha, para que seu pet entenda que aquilo é um brinquedo e não fique disputando outras coisas com você.

No mais, aproveitar os dias de chuva – ou ensolarados mesmo – com seu cachorrinho é ótimo para fortalecer os laços de amizade. Usufrua desse tempo também para adestrá-lo, pois essa atividade além de cansar, distrai seu bichinho.