Ensinando o cachorro a apanhar objetos

Há um vídeo circulando pela rede em que três cães da raça golden retriever ajudam a dona a levar as compras do carro para casa. Os peludos, além de carregar as bolsas do supermercado de um lugar para outro, faziam isso como se estivessem brincando, felizes, com o rabo abanando e, quando deixavam um pacote, corriam rapidamente para buscar outro.

Os cães desta raça já possuem a capacidade de busca, por isso o “retriever” em seus nomes. Além deles, o labrador, o cocker spaniel inglês e outros tantas raças também apresentam características instintivas para realizar essa atividade. Mas, se o seu cão não faz parte desse grupo, não se preocupe! Qualquer cachorro pode aprender a apanhar alguma coisa com a boca e levá-lo ao treinador ou ao dono, basta o tutor querer ensiná-lo com o uso do clicker e de recompensas.

Como ensinar os truques de busca, o ‘retrieving’?

“Retrieving” é o nome dado a habilidade que alguns cães possuem ou que lhes é ensinada de apanhar a caça ou algum objeto. A primeira dica para quem deseja ensinar esses truques de busca para o cachorro, é escolher bem o objeto a ser utilizado. O tutor pode optar por um brinquedo de preferência do cão, um que ele apanharia por si só.

Ensinando o cachorro a apanhar objetos

Foto: Pixabay

Não é aconselhável escolher um objeto que o seu melhor amigo de quatro patas não goste. Por exemplo, a maioria dos cães não gostam de brinquedos metálicos ou muito pequenos, pois eles tendem a ter dificuldades para pegá-los. Por essa razão, facilite o ensino optando por algo que ele consiga agarrar facilmente, como um pano, uma caixa vazia, uma bola etc.

Passo a passo para o treinamento do cão

1. Coloque o objeto escolhido no chão, com uma distância de três a quatro passos do cachorro;
  2. Quando o pet se levantar para ir até o brinquedo, clique e o recompense pela ação praticada;
  3. Clique e recompense o cachorro caso ele encoste o focinho no objeto;
  4. Repita os três primeiros passos muitas vezes. Quando você sentir que o cão vai fazer todos os movimentos adie o clique e provoque o barulhinho antes mesmo da ação;
  5. A partir de então, o próximo passo é deixá-lo pegar o brinquedo com a boca. Quando o cão conseguir pressione o clicker e ofereça alguma recompensa ao peludo;
  6. Agora, antes que o animal toque o objeto com a boca, adie o clique para que depois disso ele o apanhe de fato;
  7. Repita o processo quantas vezes se fizer necessário para que o seu cão entenda os barulhos provocados pelo clicker, como uma forma de comando;
  8. Nessa fase, você irá aumentar a distância entre o objeto e o cachorro, faça isso de forma gradativa;
  9. Espere o cão levantar de onde ele estava e caminhar em direção ao brinquedo, quando ele estiver prestes a apanhar o objeto marque o comportamento com o comando verbal “pega”;
  10. Repita esse processo uma dúzia de vezes, até que você sinta o cachorro pronto. Depois é só utilizar o comando “dá” ou “solta”, logo após o comportamento anterior.