Cumprimentos educados com a pata: ensine ao cão

Alguns adestramentos feitos com o cão parecem ser bem complicados, pois exigem mais tempo e paciência do dono, além de concentração do cachorro. Outros, porém, são feitos de forma mais prática, pois já fazem parte do cotidiano do pet e assim se tornam mais fáceis de serem executados pelos peludos. Um bom exemplo desses truques simples, são os cumprimentos feitos com a pata, como “dá a pata”, “bate aqui” e “acena”.

Como os cães já utilizam normalmente as patas para brincar ou receber a atenção, a tarefa de treiná-los usando essa parte é alcançada sem muitas dificuldades.

Como ensinar o ‘dá a pata’?

Esse truque é a base para ensinar todos os outros que utilizam a pata. Caso o cão já saiba esse cumprimento ficará mais fácil conseguir sucesso nos outros exercícios. Para aqueles que já usam normalmente a pata para chamar o dono, pedir para que deem a patinha vai ser moleza! As etapas para modelar essa prática são:

• Descubra quais motivos levam o seu cão a levantar a patinha. Se você consegue identificar isso, quando ele começar a levantá-la, você usa o clicker e o recompensa. Para essa técnica dá certo é preciso atenção do dono, pois o barulhinho deve ser feito na hora exata que o cão faz o comando;
  • Escolha uma palavra ou frase de ordem. “Dá a pata” é bem direto e claro, mas você pode escolher uma outra forma de pedir a patinha. O mais importante, nesse caso, é escolher apenas um modo de falar e usá-lo sempre do mesmo jeito para não confundir o pet;
  • Repita a associação do movimento feito pelo cão com o barulhinho do clicker 15 ou 20 vezes, até que ele esteja lhe dando a pata sem dificuldade. E lembre-se sempre de oferecer um petisco, principalmente quando o cão está em fase de aprendizado. Depois você vai tirando aos poucos essas recompensas;
  • O próximo passo é você estender a mão sem precisar falar nada. Espere alguns segundos para saber se o seu cão realmente aprendeu o truque, caso ele não dê a pata, repita novamente o processo, ajudando-o a entender.
Cumprimentos educados com a pata: ensine ao cão

Foto: Pixabay

‘Toca aqui’ ou ‘high five’

Esse truque, nada mais é que a variação do “dá a pata”. Porém ele necessita de alguns pequenos ajustes. Primeiro que ele consiste em seu amigo de quatro patas bater na sua mão em sentido vertical, com os dedos para cima e não com a mão inclinada para baixo como é o caso do truque anterior. Para conseguir essa façanha, peça para o cão tocar sua mão com a pata, caso ele consiga clique e dê uma recompensa. Estimule essa ação várias vezes, até que o pet acostume com o novo comando. E claro, escolha um nome para marcar o comportamento.

Ensinando o ‘acena’

Esse é um dos truques mais fofos que os cães são capazes de fazer. Já imaginou que ao invés de pular nos convidados o seu cão fique sentado e levante a patinha no ar em sinal de “olá” para as visitas? Pois bem, para de imaginar e mãos a obra, essa técnica, assim como as outras, são fáceis de ensinar e de obter um resultado positivo.

• Primeiro você deve usar os comandos “senta” e o “fica”. Se o cão ainda não sabe, é melhor ensinar antes de começar esse novo truque. Após o cão ficar paradinho e sentado dê alguns passos para trás e espere alguns minutos. Caso o cão não saia do lugar, clique e recompense o bom comportamento;
  • Depois de repetir o primeiro passo várias vezes, é hora de pedir a pata do cachorro, mas sem estar perto dele. Sendo assim o cãozinho que não pode sair do canto, irá levantar a patinha como se estivesse exercendo o primeiro truque ensinado neste artigo. Feito isso, clique e recompense;
  • Assim que ele começar a levantar a pata sem se mover para frente , você poderá marcar o truque com a palavra chave, que pode ser “acena” ou qualquer outra de sua preferência;
  • Para finalizar, ao invés de usar a mão como pedido de “dá a pata” faça outro movimento com ela, simulando o aceno. Aos poucos e com as repetições você vai criando na cabeça do pet um novo sinal e fazendo com que ele manifeste o comportamento assim que você ou outras pessoas acenarem para ele.

Jornalista (MTB-PE: 6750), formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, pela UniFavip-DeVry, escreve artigos para os mais diversos veículos. Produz um conteúdo original, é atualizada com as noções de SEO e tem versatilidade na produção dos textos.