Será que posso andar de ônibus com meu cachorro?

Muitos tutores acabam deixando seus cães na hora de viajar por acreditarem não ser possível andar com eles dentro de ônibus. Saiba mais sobre o assunto

O ônibus é um dos meios de transportes mais utilizados pelos seres humanos. Mas muitos tutores acabam deixando seus cães na hora de viajar por acreditarem não ser possível andar com eles na condução.

O transporte de animais dentro de ônibus é prevista pela lei n° 2.251/98 da Agência Nacional de Transportes Terrestres, ANTT. Os bichos podem andar nos veículos desde que os locais e limites máximos de peso e dimensão estipulados para a bagagem sejam obedecidos.

A lei pede também que a caixa de transporte possua condições adequadas para preservar à saúde do cão e não comprometer a segurança dos demais passageiros.

Será que posso andar de ônibus com meu cachorro?

Foto: depositphotos

É importante deixar o cão habituado e familiarizado com a caixa de transporte, para evitar qualquer tipo de pânico, ataques ou maiores transtornos e incômodos, tanto para o seu animal quanto para você e os outros passageiros.

Além da caixa de transporte, para conseguir viajar com seu cachorro dentro de um ônibus é necessário também procurar uma Delegacia Federal de Agricultura e conseguir uma Guia de Transição do Animal. Lembre-se de levar a caderneta de vacinação do seu pet para garantir que não há nada de errado com a saúde dele.

Só é permitido viajar com dois animais por vez, sendo eles de pequeno porte e pesando, no máximo 10 quilos. A única exceção são os cães-guias, que poderão acompanhar seus donos sem nenhum tipo de impedimento.

É importante ficar atento para o local onde você viajará com seu cachorro, pois alguns estados brasileiros não permitem o transporte de animais em ônibus intermunicipais.

Veja também quais são os cuidados necessários com o cão na hora da viagem, orientações para quem vai sair do país com o animal, viagem de carro e ainda sobre a viagem de avião.