Tecnologia: coleira que indica o estado emocional do cão

A relação de harmonia entre humanos e pets é estruturada através da convivência estabelecida entre eles ao longo dos anos. Por isso, o sentimento que um sente e nutre pelo outro está acima de qualquer dificuldade de comunicação e estilo de vida.

Assim, mesmo que ambos não consigam falar a mesma língua, nem comam da mesma comida e muito menos tenham os mesmos hábitos, eles conseguem desenvolver um amor puro e sincero.

Em meio a tudo isso, os tutores se esforçam para compreender os comportamentos dos pets, que nem sempre são tão claros e objetivos. Pensando nesta dificuldade de comunicação, o biólogo Joji Yamanguchi desenvolveu uma coleira capaz de indicar os sentimentos do animal e, consequentemente, facilitar a compreensão do tutor.

Inupathy: a coleira dos sentimentos caninos

Denominada de Inupathy (junção de “inu”= cachorro, em japonês e “empathy” = empatia, em inglês), este dispositivo japonês indica qual o sentimento que o cão está sentido no momento através de cores.

Por exemplo, quando a coleira fica vermelha, este é um sinal de que o peludo está irritado; azul refere-se ao estado de relaxamento; branco é concentração; e quando o animal está feliz, a coleira fica totalmente colorida.

Os sentimentos podem ser percebidos através do sensor de frequência cardíaca, sistema este que está acoplado no próprio acessório e permite interpretar os sinais biométricos do animal, transformando-os em cores.

Além da coleira, o projeto conta com um aplicativo para os smartphones, assim o tutor pode observar o registro de informações biométricas do cachorro. O app ainda conta com opções de brincadeiras, as quais podem ser aplicadas pelo tutor para se divertir com o peludo. A coleira ainda passa por diferentes testes, mas já pode ser encontrada no site oficial.

Como surgiu a ideia?

Yamanguchi é o tutor de um cão da raça welsh corgi pembroke, chamado de Akane. De acordo com o biólogo o seu melhor amigo canino foi a inspiração para este projeto. “Ele é a razão para que tenha inventado este dispositivo. Eu queria saber o que estressava ele e como eu poderia deixá-lo mais relaxado”, explica o CEO da Inupathy.inc.

Em um vídeo no YouTube, o inventor conta o que pretende alcançar com este dispositivo. “Com ela, será possível estreitar os laços com o seu melhor amigo. Eu quero mudar a relação entre cachorros e humanos para sempre”, completa Joji Yamanguchi.

Jornalista (MTB-PE: 6750), formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, pela UniFavip-DeVry, escreve artigos para os mais diversos veículos. Produz um conteúdo original, é atualizada com as noções de SEO e tem versatilidade na produção dos textos.