Saiba qual a importância de castrar seu cachorro

A importância da castração dos cachorros está relacionada com o controle populacional dos animais domésticos, além da prevenção de uma série de doenças


O termo castração ainda cria polêmica entre os tutores de animais de estimação.

No entanto, você deve saber que castrar o seu cachorro pode prevenir várias doenças e ajudar em um problema de saúde pública: a superpopulação de animais domésticos.

Infelizmente, a maior parte dos animais não consegue um lar e acabam ficando pelas ruas, sendo vítimas de maus tratos, sede, fome, doenças e outros males.

O que é a castração?

A castração é um tipo de cirurgia feita em cães e gatos, fêmeas e machos, que tem o objetivo de impedir que esses animais se reproduzam descontroladamente.

Saiba qual a importância de castrar seu cachorro

Foto: depositphotos

Para se ter uma ideia, em um período de seis anos, uma cadela e seus descendentes podem gerar 64 mil filhotes. De acordo com os veterinários, a castração não é, de maneira nenhuma, uma forma de mutilar o animal, e sim de prevenir uma série doenças graves e um meio de evitar o abandono de filhotes.

A cirurgia é feita com anestesia geral e é simples, mas deve ser realizada por um médico veterinário devidamente habilitado em uma clínica bem equipada.

O pós-operatório dura entre 07 e 10 dias e o tutor do cãozinho deve seguir as instruções do veterinário para que não haja nenhuma complicação durante o período.

Qual é a importância da castração?

A importância da castração dos cães está relacionada com o controle populacional dos animais domésticos, além da prevenção de uma série de doenças.

Castrar o animal de estimação é uma decisão muito importante, não apenas para quem tem um cãozinho ou gato em casa, mas para todos que amam os animais e sofrem ao ver as inúmeras dificuldades pelas quais passam os peludinhos que foram abandonados.

Infelizmente, não são poucos os animais domésticos abandonados pelos antigos tutores, o que, além de ser uma imensa crueldade com os bichinhos, também pode resultar em doenças transmissíveis para humanos – as denominadas zoonoses.

De acordo com especialistas, a castração de cães tem as seguintes vantagens:

  • Não machuca o seu pet

Muitos tutores creem que a castração de cães irá machucar ou danificar os instintos caninos, no entanto, os especialistas afirmam que a cirurgia torna os animais menos nervosos e mais carinhosos, pois o processo reduz a ansiedade e agressividade dos cachorros.

  • Reduz a probabilidade de câncer nas fêmeas e nos machos

A castração das fêmeas reduz a probabilidade de câncer de mama. Em comparação com fêmeas não castradas, as que passaram pelo processo apresentaram menos chances de desenvolver a doença, que é muito comum em cachorras idosas.

Os machos que foram castrados também apresentam menor probabilidade de desenvolver tumores nos testículos e na próstata.

  • Aumenta a expectativa de vida do cão

A castração reduz as chances de desenvolvimento de várias doenças, o que aumenta a expectativa de vida canina.

  • Diminui o hábito de marcar território

Os machos podem fazer xixi pela casa inteira para marcar território. Depois da castração, o animal pode reduzir ou até perder a necessidade de demarcar sua área urinando por todos os cantos da residência.


Reportar erro