Saiba como falar bem em público com a ajuda do seu cão

Ser um bom aluno ou um profissional de qualidade não se resume em tirar boas notas ou fazer o trabalho com dedicação, respectivamente. É claro que esses pontos devem ser levados em consideração, mas uma das características mais importantes que o estudante e o empregado deve ter é com relação ao domínio de fala.

Ter propriedade enquanto se expressa oralmente é uma das qualidades primordiais para apresentar bons trabalhos na escola ou faculdade, mas também é uma maneira de se conseguir vender projetos.

Contudo, não é todo mundo que não se expressa bem quando está em público. Seja por vergonha, timidez ou por não dar conta de prender a atenção das pessoas por medo.

Saiba como falar bem em público com a ajuda do seu cão

Foto: depositphotos

Levando em consideração estas situações que são realidades na vida de muitos, a American University (AU), em Washington, nos Estados Unidos, iniciou um projeto de experimentações com cães espectadores, uma forma de auxiliar o desenvolvimento das falas de quem possui alguma dificuldade.

Como funciona o experimento?

Chamado de “The audience dogs”, ou “os cães da plateia” em português, o experimento realizado pela AU visa ajudar as pessoas que possuem algum tipo de bloqueio na hora da fala. A terapia utiliza-se de cães por dois motivos: eles não falam e também não são capazes de fazer julgamentos contra quem está apresentando o trabalho.

Assim, a amante de cachorros e diretora do Centro Kodog para Comunicação em Negócios da AU, Bonnie Auslander, recrutou cães da vizinha com personalidade tranquila, entre eles um jack russell terrier chamado de Teddy e Ellie, uma cadela da raça boiadeiro de berna.

O projeto com os cachorros só fortalece o trabalho do Centro que já tenta ajudar os estudantes a melhorarem o discurso e a escrita.

Para isso, os alunos ficam em uma sala fechada junto ao cão. Como tarefa precisam apresentar trabalhos importantes para o pet, sempre buscando manter a atenção do animal para o assunto.

Benefícios do ‘The audience dogs’

De acordo com os organizadores, os resultados dos experimentos ainda não são tão claros. Apesar disso, é possível afirma que os animais conseguem diminuir o estresse, a pressão arterial e ainda melhoram o humor do apresentador.

Inclusive, segundo alguns estudantes que participaram dos testes, a presença do animal faz do discurso uma atividade tranquila. Para eles, a apresentação com este tipo de plateia peluda deixa-os calmos e felizes.

Vídeo do The New York Times