Saiba como falar bem em público com a ajuda do seu cão

O experimento, realizado por uma universidade dos EUA, visa ajudar as pessoas que possuem algum tipo de bloqueio na hora da fala

Ser um bom aluno ou um profissional de qualidade não se resume em tirar boas notas ou fazer o trabalho com dedicação, respectivamente. É claro que esses pontos devem ser levados em consideração, mas uma das características mais importantes que o estudante e o empregado deve ter é com relação ao domínio de fala.

Ter propriedade enquanto se expressa oralmente é uma das qualidades primordiais para apresentar bons trabalhos na escola ou faculdade, mas também é uma maneira de se conseguir vender projetos.

Contudo, não é todo mundo que não se expressa bem quando está em público. Seja por vergonha, timidez ou por não dar conta de prender a atenção das pessoas por medo.

Saiba como falar bem em público com a ajuda do seu cão

Foto: depositphotos

Levando em consideração estas situações que são realidades na vida de muitos, a American University (AU), em Washington, nos Estados Unidos, iniciou um projeto de experimentações com cães espectadores, uma forma de auxiliar o desenvolvimento das falas de quem possui alguma dificuldade.

Como funciona o experimento?

Chamado de “The audience dogs”, ou “os cães da plateia” em português, o experimento realizado pela AU visa ajudar as pessoas que possuem algum tipo de bloqueio na hora da fala. A terapia utiliza-se de cães por dois motivos: eles não falam e também não são capazes de fazer julgamentos contra quem está apresentando o trabalho.

Assim, a amante de cachorros e diretora do Centro Kodog para Comunicação em Negócios da AU, Bonnie Auslander, recrutou cães da vizinha com personalidade tranquila, entre eles um jack russell terrier chamado de Teddy e Ellie, uma cadela da raça boiadeiro de berna.

O projeto com os cachorros só fortalece o trabalho do Centro que já tenta ajudar os estudantes a melhorarem o discurso e a escrita.

Para isso, os alunos ficam em uma sala fechada junto ao cão. Como tarefa precisam apresentar trabalhos importantes para o pet, sempre buscando manter a atenção do animal para o assunto.

Benefícios do ‘The audience dogs’

De acordo com os organizadores, os resultados dos experimentos ainda não são tão claros. Apesar disso, é possível afirma que os animais conseguem diminuir o estresse, a pressão arterial e ainda melhoram o humor do apresentador.

Inclusive, segundo alguns estudantes que participaram dos testes, a presença do animal faz do discurso uma atividade tranquila. Para eles, a apresentação com este tipo de plateia peluda deixa-os calmos e felizes.

Vídeo do The New York Times