Saiba como ensinar o seu cão a não morder plantas

Os cães mordem plantas por tédio, insegurança ou falta de atenção. Saiba como ensinar o seu pet a parar com este comportamento


Muitos tutores sofrem com um determinado comportamento de seu cão: morder e destruir as plantas da casa!

Os cachorros mastigam e destroem objetos por motivos, como tédio, ansiedade, falta de atividade física e mental, coceira na gengiva e outros.

De acordo com especialistas e veterinários, os cachorros costumam morder e comer plantas quando sentem algum tipo de mal-estar estomacal, para limpar o estômago, ou ainda, devido a um transtorno emocional.

O ato de morder as plantas pode ser nocivo ao seu animal de estimação, uma vez que é comum o uso de produtos especiais para o cuidado dos vegetais. Neste artigo, veja como ensinar o seu cachorro a não morder plantas.

Saiba como ensinar o seu cão a não morder plantas

Foto: depositphotos

Os motivos pelos quais o seu cão morde plantas

Alguns dos motivos pelos quais os cães mordem as plantas é devido ao tédio, insegurança ou falta de atenção. Os filhotes ainda podem ter este tipo de atitude pela dor e coceira nas gengivas provocadas pelo desenvolvimento dos dentes.

Para estes casos, é recomendável que o tutor compre um brinquedo para cachorros. Desta maneira, o cãozinho poderá se distrair e acalmar a ansiedade mordendo os seus novos brinquedinhos, deixando as plantinhas no canto delas.

Dentre os principais motivos para este comportamento dos cães também está a falta de exercício prático. Lembre-se que você deve conhecer as características do seu animal de estimação e ajustar os exercícios físicos em função do seu tamanho e peso. O seu cãozinho precisa de um tempo mínimo de atividades para gastar a energia.

Como ensinar o seu cachorro a não morder plantas

Após comprar o brinquedinho do seu pet e estabelecer o tempo adequado para atividades físicas, você poderá começar o adestramento para que o seu cãozinho deixe de morder as plantas da sua.

Ao observar que o seu cachorro está se aproximando das plantas para mordê-las, chegue mais perto do seu animal e imediatamente diga um “NÃO!” forte e categórico. Você tem que fazer com que o cão entenda que ele está fazendo algo inadequado.

Logo após dizer “NÃO!” para o seu cachorro, ofereça a ele o brinquedo para morder e acalmar a ansiedade. Quando ele pegar o objeto e começar a brincar, elogie-o alegremente e dê algum petisco. Lembre-se que não basta falar “NÃO!”, pois o condicionamento positivo é essencial para ensinar a um cão o comportamento que se espera dele.

Este processo deve ser repetido até que o cachorro interiorize e pegue o brinquedo direto, sem antes ir até as plantas.

Se o brinquedo não funcionar, pulverize as plantas com um produto natural de sabor amargo e picante, que não vá prejudicar os vegetais e nem o seu animal de estimação.


Reportar erro