Saiba como cuidar corretamente de um cão chow chow

Além dos cuidados com o temperamento do Chow Chow, os tutores devem estar atentos à alimentação do animal, cuidados com a pelagem e outros detalhes


O Chow Chow é um cão que chama atenção, principalmente, por duas de suas características.

Primeiro devido a sua farta e exuberante pelagem, que nos permite compará-lo a um ursinho de pelúcia e, em segundo lugar, por ter língua de cor azul.

A verdadeira origem da raça é desconhecida, porém sabe-se que ela está presente na China há centenas (ou até milhares) de anos.

O Chow Chow é uma das raças mais antigas e foi criada para desempenhar diversas tarefas, incluindo caça, guarda, puxador de carroça e pastoreio.

saiba-como-cuidar-corretamente-de-um-cao-chow-chow

Foto: Pixabay

Além dos cuidados com o temperamento do animal, os tutores devem estar atentos a algumas doenças que podem ocorrer na raça e outros detalhes.

Neste artigo, saiba como cuidar corretamente de um Chow Chow.

Temperamento do Chow Chow

Os cães da raça Chow Chow são muito leais e devotados à família, mas também independentes e teimosos.

Não é muito expressivo, pode ser bastante desconfiado com estranhos e recomenda-se que ele seja socializado desde filhote para que tenha boas relações com outros animais e seres humanos.

Os Chow Chow apresentam tendência bastante dominante e, por este motivo, o tutor deve ser firme em sua educação, com paciência e compreensão.

Como cuidar de um chow chow?

O Chow Chow está sempre alerta e precisa de exercícios moderados ao ar livre regularmente, principalmente pela manhã ou no fim da tarde em dias não muito quentes.

Confira a seguir quais outros cuidados devemos ter com os cãezinhos desta raça:

Cuidados com a alimentação

Até os 6 meses de idade, os filhotes devem ser alimentados de 4 a 5 vezes ao dia; a partir daí, o número deve reduzir gradualmente, até uma refeição pela manhã e outra ao entardecer.

A dieta do Chow Chow deve ser equilibrada, com a ingestão de proteínas, fibras, hidratos, gorduras, minerais e vitaminas.

A melhor opção é uma ração de boa qualidade, como a Super Premium. Lembre-se de sempre deixar uma tigela com comida e outra com água, sempre ao alcance do seu animal de estimação.

Exercícios e socialização

Os filhotes não devem passear na rua antes de todas as vacinas serem aplicadas, pois a incidência de doenças é elevada em animais que ainda não foram completamente imunizados.

Se o passeio realmente for necessário, faça um trajeto curto e em áreas de menor movimento.

A socialização dos Chow Chow deve ser realizada quando eles ainda são pequenos, pois a raça tende a ser muito reservada com estranhos.

Cuidados com a pelagem

O tipo liso de pelo necessita de escovação uma vez por semana; já o tipo mais áspero precisa ser escovado a cada dois dias, ou todos os dias durante a fase de troca de pelos.

Escove o pelo do seu melhor amigo canino com uma escova suave para remover a pele escamosa e evitar futuros nós. Se tiver nós, desfaça-os com os dedos antes de puxá-los com a escova, para não machucar o pet.

A saúde do Chow Chow

Os principais problemas que podem afetar os cães desta raça incluem entrópio (irritação nos olhos que pode ser tratada com cirurgia).

Além de displasia de quadril, displasia do cotovelo, catarata, distiquíase, PPM, torção gástrica, narinas estenóticas, luxação da patela e alongamento do palato.

Lembre-se da importância de levar o seu animalzinho para visitar regularmente o médico veterinário, para manter a vacinação em dia e evitar complicações. Os exames sugeridos são os dos olhos, cotovelos e quadril.


Reportar erro