Remédios caseiros para diarreia em cachorros

Se o episódio de diarreia do seu cão não for acompanhado de outros sintomas, ele pode ser tratado com alguns remédios caseiros


A diarreia é um problema comum entre cães. Na maioria dos casos, o intestino solto não é um problema grave e pode ser resolvido sem o auxílio de um veterinário.

Se o episódio de diarreia do seu melhor amigo canino não for acompanhado de outros sintomas, você pode tentar tratá-lo com alguns remédios caseiros naturais.

Caso a situação do seu animal de estimação pareça mais grave, você deve levá-lo ao veterinário.

As causas da diarreia em cães

Remédios caseiros para diarreia em cachorros

Foto: depositphotos

Uma das causas mais comuns da diarreia em cachorros é o consumo de lixo ou comida estragada. O problema também pode ser consequência da ingestão de substâncias tóxicas ou devido a condições médicas específicas do animal.

Caso você suspeite que o seu cãozinho ingeriu alguma substância tóxica, leve-o a uma clínica veterinária o mais rápido possível.

O cachorro também precisa de atenção especializada se apresentar outros sintomas, tais como febre, dor abdominal, perda de peso e letargia.

Tratamentos caseiros para diarreia em cães

Caso o seu animal de estimação não apresente outros sintomas, você pode tentar tratar a diarreia em casa. Primeiramente, você deve certificar-se que o seu cachorro está bebendo água limpa e fresca regularmente, pois isto é fundamental para evitar a desidratação e garantir o bem-estar do animal.

Confira a seguir outras medidas caseiras a serem tomadas neste caso:

Dieta branda

Alimentar o seu cão com uma pequena quantidade de alimentos leves levará à estabilização de seu sistema digestivo. Não ofereça a comida que o animal come normalmente, optando por algo de fácil digestão.

A dica é evitar as comidas gordurosas e carne vermelha. Escolha carnes de baixa caloria, como frango ou peru, e misture com arroz branco cozido, macarrão ou purê de batata (sem manteiga).

É importante evitar leite e derivados, uma vez que muitos cães têm intolerância à lactose, o que pode agravar o quadro de diarreia. Recomenda-se continuar com a dieta branda por alguns dias após as fezes terem voltado ao normal.

Caso a dieta de frango e arroz branco não funcione, leve o seu amigo canino ao veterinário.

Probióticos

Os probióticos são compostos por bactérias boas que auxiliam o processo de digestão e ajudam o animal a se recuperar do episódio de diarreia. O suplemento probiótico repõe parte da população de bactérias que são eliminadas durante quadros de diarreia.

Os probióticos para cães podem ser comprados em grandes pet shops ou na clínica veterinária. Jamais ofereça ao seu cão probióticos para humanos, pois as bactérias que habitam o intestino dos cachorros são diferentes das que colonizam os intestinos dos humanos.


Reportar erro