Remédios caseiros capaz livrar o seu cão de qualquer dermatite atópica

Aveia com bicarbonato ou chá de camomila.Duas opções de tratamentos naturais contra a dermatite


Coceiras excessivas é um sintoma típico da dermatite atópica em cães, assim como manchas vermelhas no corpo, ferimentos e até a perda de pelo em determinadas regiões.

Esta doença é considerada inflamatória e surge devido à alergia que o animal sente com relação a produtos, elementos do ambiente etc. Para determinar a causa do problema, o tutor precisa levar o pet ao veterinário. Na clínica, o especialista de saúde canina pode realizar os testes necessários e descobrir as motivações das alergias.

O tratamento, por sua vez, vai depender do tipo de alergia que o animal possui e por isso deve ser indicada pelo médico. Contudo, há a possibilidade de apostar em um tratamento caseiro, caso ele seja liberado pelo veterinário. Assim, antes de aplicar qualquer uma das receitas de remédios caseiros, procure a opinião do especialista.

Tratamentos caseiros contra dermatite em cães

remedios-caseiros-capaz-livrar-o-seu-cao-de-qualquer-dermatite-atopica

Foto: depositphotos

Aveia e bicarbonato de sódio

Por ser um ingrediente com propriedades anti-inflamatórias e calmantes, a aveia em flocos pode ser usada para complementar um banho terapêutico para o cachorro. Além deste grão, deve ser usado o bicarbonato de sódio, pois soma-se outros benefícios como o de esfoliar, desinfetar e hidratara a pele do animal que está com o problema.

Assim, é preciso preparar um banho com: duas xícaras de aveia, uma xícara de bicarbonato de sódio e três xícaras de água. O primeiro passo é bater no liquidificador a aveia, até que ela fique em pó. Em seguida, mistura-se com o bicarbonato. Finalize adicionando os ingredientes com a água e mexendo até ficar homogênea.

Porém, antes de lavar o animal com este remédio, é necessário molhar o pelo do bichinho com água morna. Depois despejar a mistura, principalmente nas regiões mais avermelhadas ou machucadas. Esperar 15 minutos e depois terminar o banho do pet, que pode ser com água morna ou fria.

Chá de camomila

Este chá é conhecido pelo efeito calmante que ele possui, por isso é capaz de aliviar as coceiras, evitando que o animal se machuque ainda mais. Por isso, é indicado preparar o chá com as folhas e flores desta planta. Para isso, é necessário colocar três colheres de sopa da camomila em um litro de água e deixar que a mistura entre em ebulição. Feito isso, coa-se o chá e aguarda ele esfriar.

A dica é dar banho no animal com a bebida ainda morna, pois é mais fácil para as propriedades realizarem seus efeitos. Mas, para aplicar o chá, o cachorro já deve estar tomado banho. Em seguida, a bebida é colocada no animal. O segredo é não secar com pano, mas sim permitir que o chá seque naturalmente.


Informar erro