Receita caseira é a solução para desparasitar um cão

Com propriedades antibacterianas, o alho consegue ajustar o trato intestinal dos cães e ainda funciona como um repelente de insetos


Carrapatos, pulgas, vermes e outros tantos parasitas são um tormento na vida do pet e uma preocupação constante na do tutor.

Isto porque, tais agentes são causadores de problemas de saúde dos cães e por isso é aconselhável fazer desparasitações com frequência nos peludos. Além de utilizar-se de métodos preventivos contra esses parasitas.

Contudo, existem tutores que não gostam de buscar alternativas químicas neste processo e por isso procuram tratamentos naturais para finalizar os endoparasitas e os ectoparasitas.

Por sorte, há elementos naturais capazes de agir em favor do bem-estar dos cães e o mais conhecido deles é o alho. Antes de entender como esse alimento age e como pode ser utilizado, é importante conhecer os riscos que os parasitas apresentam para os animais.

Receita caseira é a solução para desparasitar um cão

Foto: depositphotos

Porque é necessário fazer desparasitação?

Da mesma maneira que vacinas protegem os cães contra algumas doenças, a desparasitação também age desta forma. Como este procedimento consegue eliminar a presença de parasitas, ele consequentemente funciona no sentido de promover mais saúde aos animais.

Isto ocorre porque carrapatos, pulgas vermes causam patologias, muitas vezes sérias, no organismo do pet. Enquanto um carrapato pode transmitir erliquiose e babesiose ao cachorro e ainda ser capaz de contaminar outros cães, as pulgas podem disseminar vermes no organismo dos animais.

Já a presença de vermes pode deixar o cão magro, com o pelo pálido, apresentando diarreias, irritação na pele e outros problemas de saúde. Desta forma, é essencial eliminar estes parasitas.

Alho: um antiparasitário natural

Com propriedades antibacterianas, o alho consegue ajustar o trato intestinal dos cães, evitar o envelhecimento precoce das células e ainda reforçar o sistema imunológico.

Também tem a função de estimular a corrente sanguínea e age como um antioxidante natural, não permitindo a degradação das partículas do corpo provocadas pelos agentes oxidantes.

Além disso, o alho funciona como um repelente de insetos. Por esta razão, pulgas e carrapatos não possuem vez em animais que consomem este produto, tendo em vista que as substâncias do alho ficam circulando na corrente sanguínea, onde estes parasitas se alimentam.

Como usar?

A melhor maneira de usar o alho como desparasitante é adicionando-o na alimentação do cachorro. Para isso, corte a quantidade ideal de alho para o tamanho do seu cachorro e adicione no meio da ração. O ideal é fatiar em pequenos pedaços, pois desta forma os animais não conseguem perceber a presença do alho e o consomem junto a refeição.

Já com relação a quantidade exata, esta vai depender do porte do cachorro. Muitas vezes, é utilizado a medida de 4g por refeição e em apenas duas vezes por semana.

Recomendações gerais

O maior cuidado que deve ser levado em consideração neste tratamento é a quantidade de alho oferecida ao pet, tendo em vista que em excesso ele pode ser tóxico ao cachorro.

Por isso, a melhor maneira de saber a porção ideal durante a semana é procurando ajuda de um veterinário de confiança, pois o especialista vai saber orientar o que é melhor para a saúde do cachorro.


Reportar erro