,

Razão pela qual os cachorros gostam tanto de carinho na barriga

A linguagem dos cachorros é universal. Eles usam o corpo para se comunicarem com nós, humanos. Certamente, você já morreu de amores ao vê-los felizes ao abanar o rabinho na sua direção, ou já correu de medo ao perceber algum rosnando próximo a você. É simples de entender a comunicação do cachorro.

Mas também é muito fácil agradar esses animais domésticos, pois eles adoram tanto receber quanto dar carinho. E você já percebeu o quanto eles relaxam quando começam a receber afago na região da barriga? Essa região é uma das preferidas deles por que é bem sensível ao toque.

Diferentemente das outras camadas do corpo do cão, a parte inferior onde se localiza a barriga, possui um tecido mais fino e conta com uma menor concentração de pelagem. Isso aumenta a experiência do toque e dá mais prazer ao animalzinho.

Razão pela qual os cachorros gostam tanto de carinho na barriga

Foto: depositphotos

O fato de deitarem com a barriga para cima assim que começamos a fazer carinho é uma demonstração de submissão à pessoa que o afaga. Esse comportamento é comum nos grupos de matilhas e cães, que reconhecem o seu dono como provedor de alimentação.

Conheça outros sinais corporais dos cachorros

Arrepiar os pelos: isso significa que o animal está com medo;
Deitar enrolado: ele pode estar com frio;
Lamber: é semelhante ao beijo humano. É um ato de afeto.
Morder o seu calcanhar: geralmente é um ato de brincadeira, não deve ser interpretado como ataque;
Deitar de bruços, bem esticado: o cãozinho deve estar com calor, por isso, ele encosta a parte mais sensível do seu corpo, que é a barriga para sentir o piso mais frio;
Cutucar com a patinha ou focinho: ele quer sua atenção. Ele toca para chamar ou pedir algo;
Pisar no pé: quando o cachorrinho pisa no seu pé, ele quer dizer que você é o líder;
Levantar a pata: se o animal for um macho isso significa que ele quer urinar;
Urinar sempre no mesmo lugar: a atitude marca o território do animal. Quando eles querem desafiar outro animal, passam a fazer xixi em cima da urina dos outros;
Montar em outro cão: se o sexo for oposto, a ação indica a busca pelo acasalamento. Mas, se a iniciativa for em cima de outro animal do mesmo sexo significa que o que está embaixo está submisso à liderança do que está em cima.

Sobre o autor

Jornalista formada pela Universidade Federal da Paraíba com especialização em Comunicação Empresarial. Passagens pelas redações da BandNews e BandSports, TV Jornal e assessoria de imprensa de órgãos públicos.