Quais remédios caseiros podem tratar dermatite em cães

Alguns remédios caseiros para dermatite em cães podem aliviar a coceira e vermelhidão. Aprenda agora algumas receitas


Se você vem percebendo que o seu cãozinho anda se coçando muito e até fazendo feridas no corpo, isto pode ser sinal de dermatite.

Os problemas de pele e a dermatite estão entre os mais comuns problemas de saúde que podem afetar os nossos melhores amigos caninos.

A coceira inflamatória da pele pode ser crônica ou temporária. Dependendo da causa do problema do seu animal de estimação, o tratamento pode ser simples ou envolver medicamentos.

Neste artigo, conheça alguns remédios caseiros que pode tratar dermatite em cães.

A dermatite em cães

Quais remédios caseiros podem tratar dermatite em cães

Foto: depositphotos

A dermatite é uma doença inflamatória de pele causada por diversos fatores, como, por exemplo, uma reação alérgica a agentes externos, hipersensibilidade a certos alimentos, pulgas, bactérias, vírus e outros.

Os cães normalmente apresentam sinais da doença entre 3 meses e 6 anos de idade. Algumas raças estão mais propensas a sofrer dermatite, incluindo White Terrier, Dálmata, Shar Pei, Pastor Alemão, Boxer, Labrador e Bulldog Francês.

A coceira é o principal sintoma do problema de pele, além de outros sinais como o aparecimento de feridas, lesões, queda de pelo e lambidas constantes em uma área determinada.

Receitas caseiras para tratar dermatite canina

Alguns remédios caseiros para dermatite em cães podem aliviar o prurido, fazendo com que o animal se coce menos. No entanto, lembre-se sempre que é altamente recomendável consultar um veterinário antes, pois somente um profissional habilitado poderá indicar a você o melhor a ser feito para curar o seu cãozinho.

  • Banho de aveia

Com propriedades calmantes e anti-inflamatórias, a aveia é um excelente remédio natural para tratar a dermatite em cães. A dica é preparar um banho de aveia para o seu animal, o que poderá ajuda a aliviar a coceira e prurido.

O bicarbonato de sódio também é útil no preparo deste remédio natural, pois contribui para a desinfecção da pele, além de hidratá-la.

Ingredientes

– 2 xícaras de aveia;
– 1 xícara de bicarbonato de sódio;
– 3 xícaras de água.

Modo de preparo e aplicação

1) Misture a aveia natural em um liquidificador até obter um pó fino;
2) Misture a aveia com o bicarbonato e a água e reserve;
3) Dê banho do seu cão com água morna e enxágue bem;
4) Sobre o pelo molhado, aplique o remédio natural, concentrando-se principalmente nas áreas que estejam mais avermelhadas;
5) Deixe o remédio agir por cerca de 15 minutos e depois enxágue com água morna.

Este procedimento pode ser repetido duas vezes por semana.

  • Tomilho

O tomilho é uma planta que contém propriedades antissépticas capazes de tratar a dermatite e outros problemas da pele. Lavar o seu cãozinho com este remédio natural poderá aliviar a coceira e a vermelhidão.

Ingredientes

– Um punhado de tomilho;
– 1 litro de água.

Modo de preparo e aplicação

1) Coloque o tomilho para ferver em um litro de água;
2) Deixe cozinhar por cerca de 10 minutos;
3) Espere a infusão esfriar;
4) O modo de aplicação é semelhante ao indicado na receita anterior. É necessário lavar o animal e, quando o pelo estiver úmido, aplicar a infusão, principalmente nas regiões mais afetadas.


Reportar erro