, ,

Quais os sintomas e como tratar a epilepsia em cães

Ver seu cãozinho ter uma crise epilética não é nada fácil. Mas, é preciso investigar as causas da doença para evitar que o animal sofra.

Infelizmente, a doença é a mais comum na área neurológica. Ela acontece quando o seu cachorrinho tem espasmos ou convulsões provocadas por descargas elétricas dos neurônios.

Existem dois tipos de epilepsia. A primeira, conhecida como idiopática, tem origem genética e aparece quando o animal ainda é um filhote. Os casos costumam ser mais comuns em machos de raça pura. As mais comuns são Keeshond, Pastor Alemão, Bernese Mountain, Irish Wolfhound, Pastor Belga, Vizsla, Labrador Retriever, Pastor Shetland, Teckel, Beagle e Golden Retriver.

Quais os sintomas e como tratar a epilepsia em cães

Foto: depositphotos

A epilepsia idiopática pode se intensificar com o passar do tempo ou pode estacionar, tudo isso vai depender da aplicação do tratamento adequado e da eficácia do mesmo.

O segundo tipo é a secundária, quando as convulsões são provocadas por fatores que envolvem acidentes, tais como pancadas, choques e fatores psicológicos. Por isso, você deve ficar atento aos sintomas que o seu cachorro apresenta. Se ele bateu a cabeça recentemente, a epilepsia pode ser temporária.

Portanto, não hesite em buscar ajuda médico-veterinária caso o seu pet dê sinais de agitação incontrolada, espasmos bruscos ou convulsões involuntárias. Eles podem ser sinal que seu bichinho está com alguma desordem neurológica e precisa de atendimento especializado urgente. O tratamento envolve medicação especializada e cuidados com a alimentação.

Conheça outras doenças neurológicas que podem afetar o seu pet

Além da epilepsia, o seu animal de estimação pode desenvolver outras doenças relacionadas ao sistema neurológico. Fique atento (a) e aprenda a identificar os sintomas. Desta forma, você pode procurar o mais rápido possível a orientação de um veterinário.

Parkinson – A doença tem fama entre os seres humanos, mas você sabia que ela pode atingir também o seu cãozinho? Doença de origem hereditária, o Parkinson se apresenta nos cachorros com tremores nos membros inferiores, lentidão, dificuldades de equilíbrio e espasmos.

Demência – Cientificamente chamada de Síndrome de Disfunção Cognitiva, a demência atinge o mundo animal com desorientação, perda de memória e confusão. Os sintomas que podem ser observados são quando o seu cachorrinho olha muito para as paredes sem ter nada aparentemente diferente, quando anda muito em círculos e parecem desconhecer pessoas da família.

Miastenia Gravis – Essa patologia atinge principalmente os músculos, causando fraqueza. Isso acontece quando os neurônios não conseguem transmitir os impulsos para a musculatura. Desta forma, o animal não tem força para nada, por vezes, nem consegue ficar ereto sobre as quatro patas.

Jornalista formada pela Universidade Federal da Paraíba com especialização em Comunicação Empresarial. Passagens pelas redações da BandNews e BandSports, TV Jornal e assessoria de imprensa de órgãos públicos.