, ,

Quais doenças podemos transmitir para os cães. Descubra

É muito comum ouvirmos sobre as doenças que podem ser transmitidas por cachorros aos seres humanos. E o inverso? Nós, seres humanos, também podemos transmitir enfermidades para o nosso animalzinho de estimação? Sim, podemos! O homem pode transmitir doenças para os animais em um processo inverso de transmissão, cujo termo científico é Zooantroponose ou Zoonose Reversa.

Todo tutor quer ver o seu melhor amigo de quatro patas sempre bem e, por isso, também é importante que saibam quais doenças podem transmitir para esses animais que tanto amam.

Doenças que o homem pode transmitir para os cães

O processo denominado Zooantroponose ou Zoonose Reversa ocorre quando uma infecção é transmitida aos animais a partir do homem como reservatório primário.

Quais doenças podemos transmitir para os cães. Descubra e proteja seu pet

Foto: depositphotos

Porém, segundo estudiosos, tem sido muito frequente a ocorrência de seres humanos que transmitem patógenos para os animais em geral. Em um estudo publicado no ano de 2000, evidenciou-se a transmissão de parasitas humanos para os animais, sendo que agentes parasitários mais citados foram a Giardia duodenalis (protozoário causador de infecção intestinal), o Staphylococcus aureus (bactéria causadora de infecções), Ascaris lumbricoides e o vírus influenza A (causador de um tipo de gripe).

Os humanos podem passar gripe para os cães?

É raro, mas, sim, é verdade que os humanos podem passar gripe para os cachorros. Existem poucos relatos científicos de humanos que tenham passado viroses para cachorros e, quando isso acontece, geralmente os cãezinhos estão com a imunidade baixa por algum motivo ou vivem em locais com pouca ventilação. Existe um estudo que relata a possibilidade de a gripe ser transmitida do homem para o animal e, além de adoecer o bichinho, os animais infectados pelo vírus podem contribuir para o desenvolvimento de outros tipos de vírus influenza humano.

Para evitar passar as enfermidades ao pet, é necessário manter os cuidados de higiene normais.

Se o seu bichinho for infectado, ele apresentará sintomas muito parecidos com os nossos, como espirros, tosse, febre e mal-estar. Lembre-se que o veterinário deve ser consultado o mais breve possível!

Formada em Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa e suas Literaturas) pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), com certificado DELE (Diploma de Español como Lengua Extranjera), outorgado pelo Instituto Cervantes. Produz conteúdo web, abrangendo diversos temas, e realiza trabalhos de tradução e versão em Português-Espanhol.