Psicóloga acredita que cães sonham com seus tutores

A psicóloga acredita que a proximidade entre o cãozinho e seu tutor pode refletir nos sonhos do bichinho


Uma declaração recente de uma professora de Harvard emocionou muitas pessoas que têm cachorrinhos de estimação. A professora e psicóloga, Deirdre Barrett, que leciona Psicologia Clínica e Evolucionária, afirmou que os cachorros podem sonhar com os seus donos.

Segundo a especialista, “humanos sonham sobre as coisas que lhes interessam no cotidiano, apesar de mais visuais e menos lógicas. Não há razão para pensar que os animais são diferentes”.

A psicóloga acredita ainda que a proximidade entre o cãozinho e seu tutor pode refletir nos sonhos do bichinho. “A partir do ponto em que os cães são extremamente ligados a seus donos humanos, é provável que seu cachorro esteja sonhando com a sua cara, seu cheiro, e te alegrar ou te provocar”, especula a professora.

Psicóloga acredita que cães sonham com seus tutores

Foto: depositphotos

Os cientistas já comprovaram que, enquanto dormem, os cães apresentam atividade cerebral. Por isso, é comum vermos eles apresentarem pequenos reflexos e espasmos enquanto descansam.

O sono dos cães

Por meio de exames de eletroencefalograma, ficou constatado que a produção do cérebro dos animais durante o sono é bem semelhante à humana. Eles têm ondas cerebrais que passam pelas mesmas fases elétricas dos seres humanos.

Ao emitir sons e fazer movimentos, o cachorro possivelmente está revivendo alguma lembrança da vida real. Acredita-se também que quanto menor o cão mais sonhos ou pesadelos ele terá. Essa ação pode aumentar mais ainda quando são filhotes, pois o cérebro está processando uma grande quantidade de novidades.

Para alcançar o estado de sonho, o animal deve estar dormindo a mais de 20 minutos. Por isso, você precisa ter o hábito de deixá-lo a vontade para dormir. Essa é uma etapa importante para que ele se recupere. Você pode manter também uma tigela com alimento e comida, próximo de onde costuma repousar, desta forma ele não vai precisar percorrer uma distância muito grande caso sinta sede ou fome durante a noite.

Outras curiosidades sobre o seu cãozinho

– Os cachorros possuem uma espécie de impressão digital, ela fica no nariz;
– Há cerca de 12 mil anos os cachorros são domesticados pelos homens;
– A gravidez canina dura apenas dois meses. O período fértil de uma cadela dura e média seis anos e ela pode parir até 10 filhotes por gestação.
– O sentido mais apurado do cachorro é o seu olfato. Se comparado ao humano, ele é um milhão de vezes mais potente. A audição também é melhor nos cachorros do que nas pessoas. Os bichinhos escutam dez vezes melhor que nós.
– O chocolate é um alimento proibido para cães. Ele possui uma substância que pode provocar uma parada no coração do seu cachorro.


Reportar erro