, ,

Pit bull: características e curiosidades da raça

Conhecido por uma característica que lhe foi imposta, o pit bull tem fama de ser violento e por isso sofre muito preconceito das pessoas. Na verdade, este aspecto está mais relacionado com a historicidade desta raça, do que propriamente com relação ao temperamento do animal.

Desenvolvido através das características dos antigos bull terrier, esta raça também carrega no nome esta nomenclatura. Sendo chamado de american pit bull terrier.

Com o corpo desenvolvido para destacar os músculos, este animal também é muito utilizado como cão de guarda. Mas, apesar desta característica física e da fama de pouco sociável, os amantes desta raça trabalham para criar uma nova visão deste pet. Para muitos treinadores, com boa disciplina e aplicada o quanto antes, o pit bull tem chances de se tornar um animal companheiro e amoroso com todos ao seu redor.

Pitbull, conheça mais sobre as características e temperamento dessa raça

O pitbull é uma raça forte e protetora (Foto: Pixabay)

Características físicas desta raça

O pit bull é considerado um cachorro de porte médio, podendo ter de 46 a 56 cm de altura e pesar em torno de 14 a 36 kg. Pode ser encontrado de todas as cores, inclusive da mistura de algumas delas. Possui um pelo grosso, rente ao corpo, mas muito sedoso se for bem tratado. As patas da frente são fortes e musculosas. Outros músculos que merecem destaque neste animal são os da bochecha, pois são maciços e visíveis.

Além destas características, é possível mencionar mais duas que causam divergências entre os tutores, são as orelhas e a causa do animal. Esta raça possui orelhas baixas e uma cauda fina em comparação com o resto do corpo do pet. Contudo, estas duas partes desse animal são vistas, por alguns tutores, como aspectos que deveriam ter uma mudança “estética”. Por isso, alguns donos mandam cortas as orelhas e o rabo do cachorro.

Esta prática, além de não ter comprovações científicas sobre os benefícios que podem trazer a este animal, é considerada crime perante a legislação brasileira. Mutilar o animal ou feri-lo é crime e pode resultar em prisão para o tutor e até mesmo para o veterinário que fizer o procedimento de retirada da cauda ou corte das orelhas. Podendo o profissional perder até o seu registro no Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV).

Temperamento e comportamento do pit bull

O cachorro dessa raça apresenta uma tendência a ser muito animado, por ter um corpo atlético e muita energia podendo suportar acompanhar o tutor em exercícios, corridas ou outras atividades. É inteligente e pode ser ensinado desde cedo a obedecer comandos e a realizar qualquer truque. Apesar da fama de durão, o pit bull é afetuoso e adora está na presença do tutor e de quem ele gosta.

Diferenças entre os terrier

Comumente, o pit bull é confundido com outros dois cães que são da mesma linhagem, a terrier. As raças staffordshire bull terrier e american staffordshire terrier são semelhantes ao american pit bull terrier, mas possuem diferenciações importantes tanto com relação a estrutura corpórea como também de personalidade. O american stafoordshire é a raça que apresenta um pouco mais de dificuldade no adestramento. Já o staffordshire bull é o mais cordial de todos, é muito brincalhão, dedicado e leal.

Confira galeria com fotos:

Jornalista (MTB-PE: 6750), formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, pela UniFavip-DeVry, escreve artigos para os mais diversos veículos. Produz um conteúdo original, é atualizada com as noções de SEO e tem versatilidade na produção dos textos.