Motivos que você precisava saber para adotar um cãozinho ainda hoje

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 44,13% dos lares brasileiros possui ao menos um cão em casa. Isto significa dizer que a população de cachorros nas casas do Brasil chega a 52,2 milhões. Contudo, ainda existem mais de 20 milhões de cães abandonados em solos brasileiros, como aponta a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Estes animais soltos nas ruas se tornam alvos de maus-tratos constantes, muitos acabam ficando doentes pela falta de comida ou morrem devido a atropelamentos.

No entanto, a sociedade pode mudar esta realidade e passar a ver a adoção como uma alternativa viável. Quem ainda tem dúvida sobre este assunto, o Clube para Cachorros traz 10 razões para estimular este ato de amor.

Motivos para adotar um cãozinho

Motivos que você precisava saber para adotar um cãozinho ainda hoje

Foto: depositphotos

1. Você estará salvando uma vida

Animais de rua estão sujeitos a vários tipos de maus-tratos e riscos de vida. Ao adotar, você garante que este animal tenha uma chance de sobreviver e de desfrutar de uma vida feliz e saudável com alguém que se importa com ele.

2. Traz felicidade para a casa

Ao mesmo tempo em que você faz bem para o cachorro, ele também se esforça para proporcionar momentos de alegria para sua vida. Na verdade, o sentimento de felicidade estará presente para a família toda.

Cães ajudam no combate da depressão

3. Cuida da saúde

Diversas pesquisas já comprovaram o bem que o cão provoca à saúde das pessoas, tendo em vista que ter um animal em casa resulta em passeios que estimulam os exercícios, melhoram a pressão sanguínea e evita que o tutor apresente indícios de depressão, ansiedade ou estresse.

4. Diminui o número de animais abandonados

Todos os animais merecem uma vida de amor e cuidados, por isso que ao adotar você está oportunizando uma vida de mais qualidade para um peludinho. Além disso, adotando um cachorro em uma ONG você, automaticamente, salva mais de uma vida, uma vez que o espaço do seu novo melhor amigo é destinado a outro animal de rua que será resgatado.

5. Economiza dinheiro

Como o próprio nome já diz, adotar reflete em não gastar dinheiro comprando um animal. Além disso, os cães vira-latas adotados costumam ser mais resistentes que os de raça, por isso adoecem menos e por isso não geram tanta despesa.

6. Não tem surpresas

Muitas pessoas têm um certo receio em adotar cães adultos, por alegarem que eles não se acostumaram na nova casa. Pensar desta maneira é completamente errôneo, visto que eles são mais gratos por serem acolhidos adultos. Também não haverá surpresas, como crescer mais que o esperado, chorar durante a noite ou apresentar um comportamento diferente de quando era filhote. E muitos já vêm castrados.

7. Você não financia sofrimento

Infelizmente, o mercado que negocia a vida dos pets pode ser muito cruel com eles. Em muitos casos, as pessoas só criam um animal para procriar e gerar dinheiro às custas daquela raça. Isso sem contar que em alguns canis clandestinos os animais não recebem atendimento médico e vivem em ambiente com pouca ou nenhuma higiene. Adotando, você não corre o risco de financiar este tipo de situação.

8. Receberá um amor diferente

Como já foi mencionado, os animais adotados são gratos pela oportunidade que o tutor oferece em ter uma vida com mais segurança, cuidados e amor. Assim, não há dúvidas que o amor dado de volta pelo cão será especial.

9. Cria novos conceitos na sua vida

O amor que o cachorro adotado traz para a vida do tutor carrega diversos ensinamentos e o principal deles é a gratidão. A partir de uma adoção as pessoas podem entender melhor o que significa ser grato, pois é exatamente este sentimento que o cão consegue transmitir.

10. Você fará novos amigos

Sair de casa para passear com o cachorro é uma entretenimento até para você mesmo, que ao encontrar um outro tutor de cão passa a fazer uma amizade, compartilhando as histórias e peripécias de cada peludinho.

Vantagens de ter um cachorro em casa

Jornalista (MTB-PE: 6750), formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, pela UniFavip-DeVry, escreve artigos para os mais diversos veículos. Produz um conteúdo original, é atualizada com as noções de SEO e tem versatilidade na produção dos textos.