Infecções nos olhos dos cães: o que pode ser e como tratar?

Os olhos dos cachorros podem ficar infeccionados por duas razões: pela ação de algum objeto externo ou como reação a alguma doença instalada no organismo


Cães estão sujeitos a apresentarem infecções nos olhos, que podem ser causadas pela ação de agentes externos ou devido a alguma reação secundária do organismo provocada por alguma doença.

Por esta razão, a autora do livro “Primeiros Socorros para Cães e Gatos”, Amy D. Shojai, afirma que é preciso que o tutor procure com imediatismo ajuda veterinária, evitando que a infecção prejudique a visão do animal.

“As infecções nos olhos são fáceis de serem tratadas, mas podem causar cegueira se não forem tratadas com rapidez e corretamente”, alerta a autora. Neste sentido, o livro de Amy ainda traz um breve manual de como reagir a estas situações e explica quais as possíveis causas deste problema ocular.

Afinal, o que causa a infecção nos olhos dos cães?

Os olhos dos cachorros podem ficar infeccionados por duas razões: pela ação de algum objeto externo ou como reação a alguma doença instalada no organismo.

Infecções nos olhos dos cães: o que pode ser e como tratar?

Foto: depositphotos

A primeira situação pode ocorrer devido alguma espetada em espinhos, à entrada de algum elemento externo, uma mordida de outro animal etc. E, geralmente, nestes casos apenas um olho é atingido.

Já quando o olho do pet inflama devido a uma doença, é importante que o tutor preste atenção nos demais sinais que podem surgir. Por exemplo, uma doença muito séria que acomete os cães é a chamada cinomose, que além de deixar os olhos com secreções amareladas ou brancas, também provocam uma série de outros problemas como tosse, diarreia, falta de apetite e, em casos avançados, convulsões. Se não tratada corretamente, esta infecção viral pode matar o animal.

Além destas duas situações, existe uma terceira que é muito rara de acontecer. No caso dos filhotes que ainda não abriram os olhos, as pálpebras podem ficar infectadas e inchadas devido ao pus acumulado nesta região. Por esta razão, é importante tomar algumas precauções para evitar que a visão do animal seja prejudicada.

Cuidados para cães com olhos infectados

  • O primeiro passo para limpar os olhos do animal, é manter ele quieto. Quanto mais agitado o cachorro estiver, mais pressão ele vai fazer nos olhos e, consequentemente, suas estruturas oculares ficaram mais danificadas. Portanto, é necessário segurar bem o cachorro. Se ele for pequeno, enrolar ele em uma toalha deixando de fora apenas sua cabeça. Caso ele seja grande, é ideal colocá-lo com as costas voltadas para o peito de quem estará segurando-o, além de segurá-lo pelo peito e pelo focinho;
  • Depois que o cachorro estiver bem preso, é hora de começar a limpar os seus olhos. Se houver muita secreção, é mais indicado apostar em uma compressa umedecida com água morna, para amolecer as cascas. Em seguida, elas estarão moles o suficiente para saírem com facilidade, deixando a área limpa;
  • Caso o animal esteja com apenas um olho infectado, a dica é lavar com soro fisiológico. Para isso, é preciso deixar o olho do animal bem aberto, com ajuda dos dedos polegar e indicador. Depois, com cuidado, o soro deve ser aplicado, tirando os detritos que ficam na região ocular causando a inflamação;
  • No caso dos filhotes que ainda não abriram os olhos, é imprescindível fazer compressas com panos umedecidos com água morna. Este procedimento deve ser repetido entre três e quatro vezes por dia.

Leve ao veterinário

Em todos os casos citados anteriormente, é necessário levar o animal para o veterinário. Isto porque, só um especialista em saúde canina poderá agir de forma coerente ao problema apresentado e receitar as medicações eficazes para o tratamento.


Informar erro