Gripe ou alergia: por que meu cãozinho espirra tanto?

Segundo o veterinário Fábbio Ygor Rezende, espirros são indicativos de que o “cão pode estar sofrendo com alguma enfermidade”


Nos humanos o espirro pode estar relacionado à gripes ou alergias, sendo que na primeira hipótese surgem também outros sintomas que indicam a doença. Mas, e nos cachorros?

Os cães, vez ou outra, podem apresentar este sinal clínico. Apesar disso, alguns tutores parecem não se preocupar com os espirros caninos e ainda tem quem ache “fofinho” o barulho que eles fazem ao espirrar.

Fofuras a parte, o ato do cachorro espirrar também é motivo de preocupação. De acordo com o veterinário Fábbio Ygor Rezende, o “cão pode estar sofrendo com alguma enfermidade, e para manter a saúde de seu pet é necessário fazer um diagnóstico correto da causa”, que tanto pode ser com relação a gripes, como também um indicativo de alergia.

Gripe ou alergia: por que meu cãozinho espirra tanto?

Foto: depositphotos

Gripe em cães: transmissão, sintomas e tratamento

Existem três tipos de vírus que acometem o sistema respiratório dos cães e provoca gripes, são eles: Adenovírus, Parainfluenza e a Bordetela bronchisepta. Assim, quando o animal é acometido por um destes agentes, ele apresenta sintomas bem semelhantes ao dos humanos, como “febre, dores musculares, falta de apetite, secreções nasais e/ou oculares (purulenta ou não), e também os famosos espirros”, ressalta o veterinário.

“É preciso estar atento a causas e procurar sempre um médico veterinário para que o diagnóstico seja feito corretamente, e assim evitar tratamentos errados que possam colocar em risco a saúde de seu animal”, explica o dr. Fábbio.

Alergia é a campeã de espirros

Além de gripes, os espirros também podem ser considerados como reações alérgicas. “As alergias são enfermidades de caráter genético, ou seja, herdados de pais para filhos, e por esse motivo não se obtém cura, mas sim o controle”, alerta o especialista. Neste sentido, é importante que o tutor verifique em qual momento do dia o cachorro apresenta mais espirros e saiba ligar as possíveis causas.

De acordo com o veterinário Fábbio Ygor Rezende, existem vários alérgenos que podem ser evitados, como:

  • desinfetantes a base de cloro, quaternário de amônio ou formol;
  • perfumes ou desodorantes;
  • cigarros, neste caso é recomendado que o animal esteja em ambiente ventilado ou de preferência longe da fumaça;
  • incensos.


Reportar erro